Ex-prefeito e ex-ministro, ele já liderou o partido entre 2009 e 2013 Política, Edinho Silva, PT (Partido dos Trabalhadores) CNN Brasil
Após eleição nacional do PT, que ocorreu no último domingo (6), Edinho Silva foi eleito o novo presidente nacional do partido nesta segunda-feira (7).
Esta não é a primeira vez que Edinho lidera o PT. Entre 2009 e 2013, ele eleito presidente da sigla com mais de 90% dos votos entre os filiados.
Além disso, foi deputado estadual por São Paulo de 2011 a 2015, e coordenou a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022.
Ainda foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Edinho Silva é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Antes da eleição, Edinho afirmou que o partido precisa trabalhar para ter um sucessor de Lula.
“O PT precisa se preparar para o pós-Lula, quando o presidente não estiver mais nas urnas. O sucessor do Lula não será um nome, será o PT forte, organizado e totalmente em sintonia com a sociedade brasileira. O PT forte construirá nomes”, disse.
O ex-prefeito defendeu ainda que a sigla precisa ser atuante em assuntos como transição energética, mudanças climáticas, crise da democracia representativa, segurança pública e precarização do trabalho.
O candidato de Lula reiterou que o êxito do governo federal significa o êxito do partido, e que é necessário manter o espaço de diálogo entre as duas instituições.
“Quando necessário, o PT tem que construir espaços de mobilização social, nas redes e nas ruas, para dar sustentação política ao governo. Mas também cabe ao PT, por meio dos movimentos sociais, dos nossos parlamentares, disputar a agenda política do governo”, afirmou.
*Publicado por Leticia Martins