Atleta de Curitiba cresceu em Florianópolis e foi treinado pelo pai Outros Esportes, CNN Esportes, Liga Mundial de Surfe, outros esportes, Surfe, WSL CNN Brasil
O brasileiro Yago Dora conquistou o título mundial de surfe nesta segunda-feira (1º). Em Cloudbreak, Fiji, ele superou o norte-americano Griffin Colapinto e garantiu seu primeiro troféu da Liga Mundial de Surfe (WSL).
A conquista coroou a trajetória do atleta de 29 anos, nascido em Curitiba e criado em Florianópolis, onde iniciou no esporte sob o comando do pai e treinador, Leandro Dora.
Aos três anos, Yago chegou à capital catarinense com a família. Aos nove, passou a viver no bairro Rio Tavares, região com forte cena de surfe e skate.
“Desde quando a gente se mudou para cá sempre teve uma cena de surfe e skate muito forte. E eu tive a sorte do meu pai trabalhar como treinador de surfe”, relembrou em entrevista à WSL em 2023.
Grilo, como é conhecido, acompanhava outros atletas em competições, o que permitiu a Yago contato direto com nomes de elite desde cedo. A relação entre pai e filho como técnico e atleta se manteve por boa parte da carreira.
Fazendo história
Na elite da WSL desde 2018, Yago conquistou o primeiro título mundial de um surfista do Sul do Brasil. A vitória sobre Colapinto foi o oitavo troféu brasileiro em 11 anos de disputa.
Com o resultado, ele se juntou a Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015), Italo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022 e 2023).
Desde 2014, apenas em três temporadas o campeonato terminou com atletas estrangeiros.
Mudança de treinador
Neste ano, Yago deixou de ser treinado pelo pai, que trabalhava com o australiano Jack Robinson. Para o Finals, Grilo rompeu a parceria em razão da ligação familiar.
“Meu pai foi o meu mentor no surfe desde o início, então eu dedico isso a ele também”, afirmou Yago.
A amizade com Robinson vem desde a adolescência, quando os dois dividiam a casa de um patrocinador no Havaí durante treinos em Pipeline.
Final emocionante
Na decisão do mundial, Colapinto abriu vantagem com notas 5.17 e 6.33. Yago respondeu com 7.33 e garantiu a virada com uma onda de 8.33, fechando o confronto em 15.66 contra 11.50.
O americano não conseguiu a nota necessária, e o título ficou com o brasileiro.
CazéTV é da Rede Globo? Veja quem está por trás do canal de streaming