Empreendedor, inventor e cientista nasceu em 1833, em Estocolmo, na Suécia Tecnologia, Nobel da Paz, Prêmio Nobel CNN Brasil
A entrega dos Prêmios Nobel ocorre todos os anos, tradicionalmente no mês de outubro. O prêmio, que reconhece feitos notáveis para a humanidade nas áreas da física, química, medicina, literatura e paz, leva o nome de seu criador: Alfred Nobel.
O empreendedor, inventor e cientista era detentor de 355 patentes, e embora seu sobrenome tenha sido associado à paz posteriormente, em vida, Alfred ficou conhecido mundialmente como o criador da dinamite.
Quem foi Alfred Nobel
Alfred Nobel nasceu em 21 de outubro de 1833, em Estocolmo, na Suécia. Seu pai era Immanuel Nobel e sua mãe, Andriette Ahlsell Nobel. Alguns anos após seu nascimento, a família se mudou a Rússia em busca de melhores condições econômicas.
Durante a juventude, Alfred se interessava principalmente por literatura, química e física. Seu pai, que possuía uma oficina mecânica e fornecia equipamentos para o exército russo, queria que o filho seguisse seus passos profissionalmente e, insatisfeito com seu interesse por poesia, decidiu mandar o jovem para estudar engenharia química no exterior.
Durante seus estudos, conheceu e se interessou pela nitroglicerina, um líquido altamente explosivo considerado perigoso demais para ter uso prático na época. Ao retornar para a Rússia após concluir seus estudos, trabalhou com seu pai para utilizar a nitroglicerina como um explosivo comercial para ser usada na construção civil.
Anos depois, ao retornar para a Suécia com a família em 1863, Alfred passou a desenvolver novos usos da nitroglicerina como explosivo e seu trabalho resultou em acidentes que mataram diversas pessoas, inclusive seu irmão mais novo, Emil.
Foi em 1866 que ele inventou a “dinamite” propriamente dita, uma mistura de nitroglicerina com uma areia fina que transforma o líquido em uma pasta para ser moldada em barras. Ele também adicionou um detonador para este novo produto, através de um pavio que podia ser acendido de maneira a controlar o momento da explosão.
Dinamites logo se tornaram amplamente utilizadas na construção, e Alfred construiu 90 fábricas ao redor do mundo para vender sua invenção.
Alfred morreu em San Remo, na Itália, em 10 de dezembro de 1896. Em seu testamento, ele dedicou grande parte de sua fortuna para a criação do Prêmio Nobel, como maneira de reconhecer aqueles que fizessem o melhor pela humanidade nos campos da física, química, medicina, literatura e paz.
Acredita-se que a influência de sua amizade com Bertha von Suttner, ativista e pacifista austríaca, fez com que ele incluísse a categoria em seu projeto. Suttner se tornou a primeira mulher a ganhar o Prêmio da Paz em 1905.
Prêmio Nobel: o que é, quanto recebe um ganhador e outras curiosidades da premiação