Secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos reiterou avaliação de que consumidor americano será principal impactado por tarifas a café e carne Macroeconomia, CNN Brasil Money, Donald Trump, estilo-cnn-money, Ministério da Agricultura, tarifas Trump CNN Brasil
O secretário de Política Agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), Guilherme Campos, afirmou em entrevista à CNN, nesta quarta-feira (27), que “quem não comprar do Brasil está perdendo dinheiro”, enquanto comentava a tarifação de carne e café pelos Estados Unidos.
“O produto brasileiro é de primeira qualidade, de alta confiabilidade do ponto de vista sanitário e está à disposição. Quem não comprar do Brasil está perdendo dinheiro”, disse após participação em evento na capital paulista.
Café e carne estão entre os itens que o agronegócio mais exporta para os Estados Unidos e não escaparam das tarifas de 50% estabelecidas pelo presidente norte-americano Donald Trump. Existe a expectativa por parte dos setores, contudo, de que os produtos possam ser incluídos entre as “exceções”.
Os segmentos privados brasileiro e americano argumentam, sobretudo, que a tarifação vai encarecer o custo de vida do próprio consumidor dos Estados Unidos — percepção reiterada pelo secretário do Mapa.
“O café é um produto que está tendo falta de oferta ao redor do mundo, as últimas duas safras não foram boas, e os chineses começaram a gostar de café. A carne brasileira vai aos Estados Unidos especialmente para a produção de hambúrguer. Então a taxação tem impacto no mercado interno dos EUA”, disse.
“A equipe de governo tem trabalhado para que possamos conversar e levar aos interlocutores as possibilidades para se ter uma vida saudável com os Estados Unidos, como foi nos últimos 200 anos”, completou.

