Com boa avaliação e a máquina pública nas mãos, Eduardo Riedel (PP) será candidato à reeleição a governador de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições 2026. Pelo menos outros quatro políticos devem desafiá-lo nas urnas em outubro.
Riedel foi eleito pelo PSDB, mas saiu do partido em agosto do ano passado. Foi o último dos três governadores tucanos a deixar a sigla. Com apoio de boa parte das legendas na Assembleia Legislativa, sua aliança deve contar com siglas como PSD, MDB, PL, União Brasil e PSDB. Pode haver ainda do Republicanos e do Podemos na coalizão.
Receba no seu email as principais notícias sobre as eleições 2026 em MS e no Brasil! É grátis!
A opção mais provável de palanque para o presidente Lula (PT) no estado até o momento é Fábio Trad (PT), que tenta atrair o PSB, mas disputa o apoio da sigla com Riedel. Ainda na esquerda, o PSol lançou a pré-candidatura de Lucien Rezende.
Outros que podem concorrer são o deputado estadual João Henrique Catan e o deputado federal Marcos Pollon, ambos ainda no PL. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro caminha para apoiar a reeleição de Riedel, cenário que ficou mais forte com a filiação de Reinaldo Azambuja, de quem o governador é aliado, ao PL em setembro do ano passado. Por isso, Pollon e João Henrique são cortejados pelo Novo, que quer lançar um candidato próprio.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a presidente da República nas eleições de 2026
Quem são os possíveis candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições 2026
Eduardo Riedel (PP)
Eduardo Riedel foi um dos três governadores eleitos pelo PSDB nas últimas eleições, mas deixou o partido no ano passado e foi para o PP. É do mesmo grupo político do ex-governador Reinaldo Azambuja, que deu a Riedel a oportunidade de exercer pela primeira vez cargos no Executivo. Em 2015, Azambuja o chamou para ser secretário de governo. Ficou por seis anos na função. Riedel deixou o cargo para ser candidato ao governo de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições de 2022 e foi eleito. Tem graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ, é mestre em Zootecnia pela UNESP e especialista em Gestão Empresarial pela FGV. Sua trajetória antes da política foi voltada para o setor agropecuário e empresarial. Agora Eduardo Riedel será candidato à reeleição como governador de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições 2026.
Fábio Trad (PT)
Fábio Trad, 56 anos, é advogado formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e foi presidente da OAB-MS de 2007 a 2009. Trad é ex-deputado federal. Em 2022, não conseguiu se reeleger para a Câmara dos Deputados. Sua família é uma das mais tradicionais da política do estado. É filho do ex-deputado Nelson Trad, já falecido, e irmão do ex-prefeito de Campo Grande e vereador Marquinhos Trad (PDT) e do senador Nelsinho Trad (PSD). Migrou para o PT em agosto do ano passado, após passagens pelo MDB e PSD, e caminha para ser o palanque do presidente Lula no estado. A filiação de Fabio Trad ao PT foi criticada por Nelsinho Trad, que afirmou respeitar a escolha, mas classificou o movimento como uma ruptura com a trajetória política da família. Fábio Trad é um possível candidato a governador de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições 2026.
+JOTA: Quem são os possíveis candidatos a governador de Sergipe nas eleições 2026
João Henrique Catan (PL)
João Henrique Catan, de 37 anos, é neto do ex-governador Marcelo Miranda. Cursou Direito no Instituto Presbiteriano Mackenzie. Concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2016, quando disputou uma vaga na Câmara de Vereadores de Campo Grande. Não foi eleito. Em 2018, foi eleito deputado estadual, tendo sido reeleito em 2022. João Henrique Catan é um possível candidato a governador de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições 2026, já que o Novo sonda nomes para uma candidatura própria e mira em nomes do PL, que deve apoiar Riedel.
Lucien Rezende (PSol)
Lucien Rezende foi lançado pelo PSol como pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições 2026. Com mais de 20 anos de militância, Rezende participou da fundação do PSol. Empresário, ele já disputou os cargos de vereador e senador, sem sucesso. Foi secretário municipal de Agricultura Familiar de Ribas do Rio Pardo, onde o ex-prefeito era do PSol.
Marcos Pollon (PL)
Marcos Pollon é cortejado pelo Novo para ser candidato ao governo de Mato Grosso do Sul (MS) nas eleições 2026. Deputado federal mais votado por Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022, Marcos Pollon tem 45 anos. Levanta várias bandeiras relacionadas ao bolsonarismo. É advogado e defensor do acesso a armas por civis. Inclusive, fundou o projeto Pro Armas. Tem atuação em defesa da pauta armamentista e destinou emenda para a compra de pistolas e munições para os agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul.

