A CNN reuniu estratégias que podem ajudar na hora de definir chaves de acesso que driblam ataques Tecnologia, Ataque cibernético, cibersegurança, Hacker CNN Brasil
Com o avanço de golpes digitais, vazamentos de informações e tentativas de invasão a contas online, a criação de senhas seguras é uma das primeiras — e mais importantes — barreiras contra crimes cibernéticos.
A CNN reuniu dicas que podem ajudar na hora de definir chaves de acesso que driblam hackers como não usar informações pessoais e usar gerenciadores de senhas. Veja a lista abaixo.
Veja 10 dicas para evitar senhas óbvias
1. Evite sequências simples
Para garantir uma segurança maior a seus acessos, fugir de senhas como 123456 e abcdef pode evitar que os hackers as descubram, já que são as primeiras testadas em ataques.
Ao invés desses tipos de sequências, opte por combinações imprevisíveis de letras, números e símbolos.
2. Não use informações pessoais
Definir senhas com nome, data de nascimento ou CPF é perigoso porque esses dados são fáceis de encontrar na internet, especialmente com as redes sociais.
Quanto menos pessoal e mais aleatória, mais segura será sua chave de acesso.
3. Defina senhas longas
O ideal é que o código tenha pelo menos 12 caracteres para que ataques sejam evitados. Uma frase sem sentido lógico costuma ser mais segura do que uma curta e comum.
4. Misture letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos
Usar caixa alta e caracteres especiais amplia exponencialmente o número de possibilidades. Ainda, vale o cuidado para não fazer substituições óbvias como trocar a letra “a” pelo símbolo “@”.
5. Use gerenciadores de senhas
Alguns aplicativos como o Gerenciador de senhas do Google, Chaves do iCloud, 1Password e True Key servem para gerar senhas seguras e as armazenar com criptografia.
Com eles, você evita de ter que lembrar combinações complexas e facilita a criação de chaves de acesso diferente para cada site.