Governador de Minas Gerais afirmou durante participação no evento Eloos, da Itatiaia em parceria com a CNN Brasil, que o estado busca adicionar valor agregado às exportações da commodity Macroeconomia, CNN Brasil Money, Minas Gerais, Mineração, Romeu Zema CNN Brasil
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou nesta segunda-feira (22) que o estado busca aumentar o valor agregado na cadeia produtiva da mineração e não vender apenas a commodity bruta ao exterior para que o produto seja refinado em outros países.
“O que mais queremos é deixar de sermos apenas um exportador do minério bruto, que dentro do possível mais valor seja agregado, que mais partes da cadeia produtiva fique incorporada aqui no estado”, disse.
A declaração foi feita no evento Eloos, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. O evento é organizado pelo Grupo Itatiaia em parceria com a CNN Brasil.
Zema foi um dos primeiros a discursas no evento, abordando a importância da mudança da percepção da população sobre o setor de mineração e da discussão em torno da economia mineira após a atividade em determinadas minas ser encerrada.
“Estamos falando de recursos que tem data para acabar, pois toda mina acaba exaurindo em determinado momento. Vejo com bons olhos a grande preocupação de vários prefeitos em tentarem diversificar a economia de suas cidades”, acrescentou.