Petrobras elevou em 4,7% o preço médio do QAV às distribuidoras na semana passada Macroeconomia, CNN Brasil Money, Petrobras, Querosene de aviação (QAV) CNN Brasil
O QAV (querosene de aviação) representa 36% dos custos operacionais das companhias aéreas do Brasil, segundo pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte). O percentual está acima da média global, de 31%.
A Petrobras aumentou o preço médio da venda de QAV às distribuidoras em 4,7% na última sexta-feira (1°). O aumento corresponde a um acréscimo de R$ 0,16 por litro em relação a julho.
O preço do QAV é influenciado pelo valor do petróleo, pela taxa de câmbio, pela concentração da indústria de refino e distribuição do combustível e por gargalos logísticos.
Um aumento de 1% no preço do petróleo no mês anterior, por exemplo, eleva o preço do QAV em 0,36%. Já uma alta de 1% na taxa de câmbio (R$/US$) provoca um aumento de 0,29% no preço do querosene de aviação, com defasagem de dois meses.
O Brasil não é autossuficiente na produção desses combustíveis e depende da
importação para atender parte da demanda interna. Entre 2000 e 2024, a importação representou, em média, 17,4% da oferta total do combustível no Brasil.
O estudo da CNT mostra também que a infraestrutura logística é outro gargalo: somente os aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ) têm dutos que conectam refinarias diretamente aos terminais aeroportuários. Nos demais, o abastecimento é feito por caminhões-tanque, o que torna o processo mais vulnerável a falhas operacionais.
Os custos operacionais das aéreas também são compostos por:
- 14% destinados a seguros, arrendamentos e manutenção de aeronaves;
- 7% referentes a depreciação, amortização e exaustão;
- 15% relativos a despesas operacionais gerais; 12% relativos a despesas com pessoal;
- 4% em tarifas de navegação aérea;
- 3% relacionados a comissária, handling 10 e limpeza;
- 6% correspondentes a outros gastos diversos; 2% em tarifas aeroportuárias; e
- 1% destinados à assistência a passageiros, indenizações extrajudiciais e condenações judiciais.