Ortopedista consultado pela CNN afirma que lesão na mão indica soco com força extrema e técnica semelhante à de lutadores profissionais São Paulo, -agencia-cnn-, Agressão contra mulher, Feminicídio CNN Brasil
A CNN teve acesso ao Raio-X da mão do fisiculturista Pedro Camilo Garcia Castro, acusado de agredir a namorada por cerca de seis minutos. O exame comprova uma fratura na base do terceiro metacarpo — um osso central da mão, que se conecta ao dedo médio e forma parte do arco de impacto quando o punho é fechado para dar um soco.
Para entender a gravidade e a natureza da lesão, a reportagem consultou um médico ortopedista, que preferiu não se identificar, mas analisou o exame e explicou que o tipo de fratura registrada é indicativo de um trauma direto com alta energia, compatível com um impacto com a mão fechada.
Fisiculturista preso por tentativa de feminicídio: veja dinâmica do crime
Segundo o especialista, essa lesão é rara fora do contexto esportivo, e mais comum entre lutadores profissionais, como boxeadores e praticantes de artes marciais, que têm técnica e força concentradas ao golpear.
“É uma fratura pouco comum nesse local. Para que ocorra, é preciso uma força considerável e um golpe direto. É o tipo de lesão que vemos em atletas de combate, quando há impacto repetido e controlado com o punho fechado”, afirma o ortopedista.
A fratura foi localizada entre o osso trapézio e o terceiro metacarpo, o que reforça a hipótese de um impacto forte e direcionado, já que essa articulação costuma ser resistente a traumas leves ou moderados.
O laudo e a imagem obtidos pela CNN contribuem para o entendimento da dinâmica da agressão sofrida pela vítima, e fortalecem a tese de que houve uso de força extrema durante o episódio.
Ainda segundo o médico ouvido pela reportagem, não é o tipo de fratura que ocorre por acidente doméstico ou movimentos involuntários, como tropeços ou escorregões.
O fisiculturista teve a prisão preventiva decretada.
-
1 de 4Pedro Camilo, fisiculturista de 24 anos, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio • Reprodução
-
2 de 4Pedro Camilo, fisiculturista de 24 anos, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio • Reprodução
-
3 de 4Pedro Camilo, fisiculturista de 24 anos, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio • Reprodução
-
-
4 de 4Pedro Camilo, fisiculturista de 24 anos, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio • Reprodução