By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Raízen avança em desinvestimentos após Cade autorizar venda da Bio Polares 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Raízen avança em desinvestimentos após Cade autorizar venda da Bio Polares 
outros

Raízen avança em desinvestimentos após Cade autorizar venda da Bio Polares 

Última atualização: 29 de janeiro de 2026 09:08
Published 29 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Empresa também registrou queda na moagem em dados preliminares da safra 2025/26  Agro, açúcar, Agronegócio, CNN Brasil Money, Etanol, Raízen CNN Brasil

Contents
Dados operacionaisVendas

A Bioenergia Barra, empresa controlada indiretamente pela Raízen, recebeu autorização da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para vender a Bio Polares. A companhia alienada é responsável por uma central de minigeração de energia elétrica movida a biogás, proveniente do Aterro Sanitário Dois Arcos, localizado no município de São Pedro da Aldeia (RJ).

O aval do Cade foi publicado na quarta-feira (28) no Diário Oficial da União, e o valor da operação foi mantido em sigilo. Ainda assim, o mercado reagiu positivamente, com as ações da Raízen subindo 20% e encerrando o pregão de quarta-feira a R$ 1,08, superando pela primeira vez em meses a marca de R$ 1.

A compradora é a GNR Dois Arcos Valorização de Biogás, conhecida pela sigla GDA. A empresa atua na produção de biometano a partir do biogás gerado no mesmo aterro, com foco na comercialização desse combustível. 

 Segundo informações apresentadas ao órgão antitruste, a Bioenergia Barra informou que a venda faz parte de seu plano de desinvestimento em geração distribuída. De acordo com a empresa, a estratégia tem como objetivo direcionar esforços e recursos para as atividades consideradas centrais ao seu modelo de negócios. Nos últimos meses, a Raízen realizou vendas de usinas e ativos como parte da estratégia de desinvestimento.

Dados operacionais

Ainda na quarta-feira, a Raízen registrou queda na moagem de cana-de-açúcar nos nove primeiros meses da safra 2025/26, período que concentra a maior parte da atividade industrial do setor, em sua prévia operacional do terceiro trimestre do ano-safra. 

O volume processado somou 70,3 milhões de toneladas, recuo de 9,2% em relação às 77,5 milhões de toneladas registradas no mesmo intervalo da safra anterior. No terceiro trimestre, a moagem foi de 10,6 milhões de toneladas, abaixo das 13,8 milhões de toneladas processadas no mesmo período do ciclo 2024/25.

De acordo com a empresa, o desempenho foi impactado principalmente por fatores climáticos adversos. A safra anterior já havia sido marcada por uma entressafra mais seca, além de queimadas no segundo semestre do ano passado. No início da safra 2025/26, algumas regiões ainda foram afetadas por geadas. Esses eventos reduziram tanto a produtividade agrícola quanto a qualidade da cana colhida.

Além do clima, a Raízen também reduziu o volume processado em função da venda de aproximadamente 2 milhões de toneladas de cana para outras usinas, movimento relacionado a processos de otimização operacional e desinvestimento de ativos.

A produtividade média no campo caiu 5,2%, passando de 77 para 73 toneladas por hectare. Esse indicador mede quanto de cana é colhido por área plantada e é um dos principais determinantes do volume total processado pelas usinas.

Com menor moagem e pior qualidade da matéria-prima, a produção total de açúcar e etanol também recuou. A produção de açúcar equivalente (métrica que consolida açúcar e etanol em um único indicador) caiu 10,4% no acumulado de nove meses, totalizando 9,126 milhões de toneladas. No mesmo período da safra anterior, o volume havia sido de 10,19 milhões de toneladas.

A qualidade da cana também apresentou leve deterioração. O teor de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), que indica a quantidade de açúcar possível de ser extraída por tonelada de cana, caiu de 136 para 135 quilos por tonelada processada.

Vendas

No terceiro trimestre, a produção de açúcar equivalente foi de 1,54 milhão de toneladas, abaixo das 1,86 milhão de toneladas registradas um ano antes.

As vendas acompanharam o menor nível de produção. No acumulado da safra, as vendas de etanol próprio recuaram 17,7%, para 2,091 milhões de toneladas, enquanto as vendas de açúcar caíram 5,2%, para 4,037 milhões de toneladas. A geração de energia elétrica a partir do bagaço da cana também diminuiu 13,2%, totalizando 1,656 milhão de megawatts-hora (MWh).

No que se refere ao mix de produção, a companhia manteve no terceiro trimestre a mesma proporção do ano anterior: 44% da cana destinada à produção de açúcar e 56% à produção de etanol. No acumulado de nove meses, porém, o mix foi mais favorável ao açúcar, com 53% da produção voltada ao adoçante e 47% ao etanol, refletindo uma estratégia mais açucareira ao longo da safra.

As vendas de etanol próprio totalizaram 2,09 milhões de metros cúbicos, frente a 2,54 milhões de metros cúbicos no ciclo anterior, em linha com a menor moagem e com o direcionamento maior da produção para açúcar.

Em contrapartida, a produção de etanol de segunda geração (E2G), feito a partir de resíduos da cana, apresentou crescimento. Foram produzidos 39,2 mil metros cúbicos no trimestre e 104,9 mil metros cúbicos no acumulado da safra, volumes superiores aos do ciclo anterior. A empresa atribui o avanço à expansão gradual das plantas Univalem, Barra e Bonfim.

A Raízen informou ainda que entrará em período de silêncio a partir de 29 de janeiro de 2026, em linha com suas práticas de governança corporativa. Os números finais e auditados do terceiro trimestre da safra 2025/26 serão divulgados em 12 de fevereiro de 2026.

 

You Might Also Like

VÍDEO: “Limado” no PSD, Coronel aparece em praia e pede “coragem” para encarar “novo desafio”

Empresário Daniel Rocha, fundador da rede Açaí no Grau, morre aos 43 anos em São Paulo; Wesley Safadão lamenta morte

“Tia Luzia tem 260 dias que não tem resposta, não dorme”, diz prima do jovem Vitinho, após investigações sobre assassinato se arrastarem

Torcedores de La U ateiam fogo em protesto contra preço dos ingressos 

BBB 26: Jordana faz mistério sobre affair com sertanejo e web aponta nome após cruzar informações

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

“Posso ficar com ela?”: Infantino entrega troféu da Copa do Mundo a Trump 

22 de agosto de 2025
Política de Trump com o Canadá afasta o aliado histórico, diz professor 
Rodrigo Garro, do Corinthians, é eleito melhor meia do Brasileirão 
Novo reforço do Vitória desembarca em aeroporto de Salvador; veja foto
Unicamp: veja 3 dicas de estudo para o vestibular 2026 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?