A Ram não quis esperar e já divulga mais informações sobre a Dakota. A picape média será lançada no primeiro trimestre de 2026 no mercado brasileiro, por isso o preço total do produto ainda não foi divulgado. Para quem quiser conhece-la de perto, ela estará presente no Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
O conjunto mecânico é semelhante ao da Rampage e da “irmã” da Fiat – inclusive, ela é produzida com a Titano na mesma planta da Stellantis em Córdoba, Argentina.

Sob o capô está o motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que desenvolve 200 cv de potência e 45 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de oito velocidades. A tração é integral com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.
Ela tem uma capacidade de carga de 1.020 kg, caçamba de 1.210 litros e reboque de até 3.500 kg. Números parecidos com os da Titano: 1.020 kg, 1.220 litros e 3.500 kg, respectivamente.

Seu tamanho é parecido com o da Titano, com leves diferenças. Com 5,36 m de comprimento, ela supera levemente a picape da Fiat (+ 3 cm). A largura de 1,89 m é mais estreita que na picape da Fiat (- 7 cm), enquanto a altura de 1,82 m é levemente menor (- 1 cm). O entre-eixos é igual para ambas, com 3,18 m.
O design segue o conceito revelado há meses atrás, chamado de Nightfall. A grade é bem destacada com o nome “RAM” ao centro, enquanto os faróis são de led. As alterações são suficientes para que a Dakota não pareça com a Titano, da mesma forma como a Rampage é bem diferente da Toro.

Por dentro, as telas do quadro de instrumentos (7″) e da central multimídia (12,3″) são unidas. Os materiais da cabine tem toque macio e couro, acabamento mais primoroso comparado com o da picape da Fiat.
Entre os equipamentos confirmados estão ar-condicionado digital automático de duas zonas com saída de ar traseira, sensor de chuva, chave presencial, retrovisor eletrocrômico, seis airbags, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e câmera 540°.
A estratégia da Ram para a Dakota divide a gama em duas propostas bem definidas. A versão Warlock apela os detalhes em preto na grade dianteira, as molduras inferiores e retrovisores, assim como os logotipos da marca.

A Warlock também traz adesivos laterais na caçamba e um santantonio funcional de série. Voltada para quem pretende usar a picape na terra, a versão tem rodas de 17″ com pneus de uso misto 265/65.

Já a configuração Laramie é mais voltada para o uso urbano, trocando as rodas de 17″ por 18″ com pneus 265/60. Saem as peças escurecidas para ganhar um acabamento cromado na grade, retrovisores, molduras das janelas e logotipos cromados. Ainda contará com uma barra frontal em led na parte superior da grade, conectando os faróis.

