Declaração foi dada durante visita do presidente ao Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso; liderança indígena ficou sem resposta
Este conteúdo foi originalmente publicado em Raoni aconselha Lula a não explorar petróleo na Foz do Amazonas no site CNN Brasil. Política, Bacia da Foz do Amazonas, Foz do Amazonas, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Margem Equatorial CNN Brasil
Durante visita a lideranças indígenas no Parque Nacional do Xingu, nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ouviu do cacique Raoni que o governo precisa se esforçar para proteger o meio ambiente.
Nesse contexto, o líder do povo Kayapó, reconhecido internacionalmente pela luta das causas indígena e da Amazônia, aconselhou o presidente a não explorar petróleo na Foz do Rio Amazonas, na Margem Equatorial.
“Estou sabendo que, na Foz do Amazonas, o senhor está pensando no petróleo que tem lá debaixo do mar. Eu penso que não [deveria explorar]. Porque essas coisas, da forma como estão, garantem que a gente tenha um meio ambiente, a terra com menos poluição e menos aquecimento”, disse Raoni, com ajuda de um intérprete.
“Se isso acontecer, eu sou pajé também. Eu já tive contato com os espíritos, que sabem dos riscos que a gente tem de continuar trabalhando dessa forma, de destruir e destruir e destruir”, completou.
Lula leu um discurso em que ressaltou os feitos do governo para os povos indígenas e elogiou o cacique, no entanto, não mencionou a questão da Foz do Amazonas.
“Já viajei muito o mundo, me encontrei com mais de 120 presidentes, mas nenhuma dessas pessoas é mais importante que essa visita que estou fazendo aos povos indígenas do Xingu”, afirmou.
Recentemente, o presidente chamou de “lenga-lenga” o entrave do Ibama para liberação de licença para a Petrobras fazer pesquisas na região.
Conforme mostrou a CNN, o governo Lula prepara uma ofensiva em torno da defesa da exploração de petróleo na Margem Equatorial.
O movimento é encabeçado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e enfrenta resistência da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou do evento no Xingu.
Em 2023, o Ibama recusou a licença da Petrobras para explorar a região. Desde então, a petroleira atua para atender a uma série de requisitos ambientais do instituto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Raoni aconselha Lula a não explorar petróleo na Foz do Amazonas no site CNN Brasil.