Projeto prevê concessão de serviços de água e esgoto em 185 municípios e investimento de quase R$ 19 bilhões Investimentos, CNN Brasil Money, Concessões, Pernambuco, Raquel Lyra, Saneamento CNN Brasil
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), disse durante o Seminário Esfera Infra, que aconteceu no Recife neste sábado (9), que o edital da concessão dos serviços de saneamento do estado será lançado em agosto.
“Nossa concessão de saneamento está na agulha para sair. A gente espera que neste mês de agosto lançemos este edital. A Compesa fará a concessão da rede de distribuição de água e esgoto”, disse.
O projeto no estado contempla a concessão dos serviços de saneamento em 185 municípios. O investimento total estimado para o contrato é de R$ 18,9 bilhões.
Pernambuco possui duas Microrregiões de água e esgoto (Sertão e RMR–Pajeú), cada uma definindo um bloco do projeto.
A Compesa, companhia estatal que presta todos os serviços atualmente, permanecerá responsável pela captação, tratamento e fornecimento de água tratada para o operador privado nos 172 municípios onde opera atualmente.
No Bloco da RMR–Pajeú o operador privado não atuará na atividade de esgotamento sanitário nos municípios da Região Metropolitana do Recife e em Goiana.
As metas de universalização de cobertura, a serem cumpridas pelo operador privado, são de 99% para o abastecimento de água e de 90% para o esgotamento sanitário até 2033, com metas específicas por município.