Recentemente, apresentador anunciou residência permanente no Paraguai Entretenimento, #CNNPop, Ratinho CNN Brasil
Nos últimos dias, o apresentador Ratinho, 69, anunciou residência permanente no Paraguai e a assessoria do artista confirmou que ele obteve cidadania do país. A mudança gerou especulações nas redes sociais sobre ambas as condições.
Residência e cidadania são coisas distintas, segundo explicou Francisco Litvay, especialista migratório da Settee.
À CNN Brasil, ele detalhou as diferenças: “A residência é o documento que autoriza o estrangeiro a morar no Paraguai e permite o acesso à carteira de identidade paraguaia, chamada cédula de identidade. Esse é o processo que a maioria das pessoas escolhe, por ser relativamente simples”.
“Para obtê-la, basta apresentar a certidão de nascimento, a certidão de antecedentes criminais e alguns outros documentos básicos. Com isso, é possível realizar o trâmite migratório e obter a residência temporária, válida por dois anos”, explica o especialista.
Conforme Litvay afirmou, a cidadania é um processo mais demorado e não possui programa de cidadania por investimento.
“A cidadania, por outro lado, é um processo mais demorado no Paraguai, que não possui um programa de cidadania por investimento. O máximo que o país permite é a residência por investimento, que exige um aporte mínimo de 70 mil dólares e a criação de cinco empregos. Nesse caso, o investidor pode obter diretamente a residência permanente, mas a cidadania só pode ser solicitada após três anos nessa condição”, concluiu.
Não há detalhes sobre a forma que Ratinho conseguiu a residência no país. Ao anunciar a novidade nas redes sociais, ele declarou: “A partir de agora sou cidadão paraguaio também. Sou cidadão brasileiro, mas também sou paraguaio”, disse. “Residente permanente do país”.
Ratinho anuncia residência no Paraguai
O apresentador e empresário revelou ter se tornado um residente permanente no Paraguai. O portal paraguaio El Nacional noticiou a novidade citando uma “forte onda migratória brasileira ao nosso país” por parte de grandes empresários devido a questões fiscais.
Ratinho é um dos principais nomes da comunicação brasileira e tem uma fortuna milionária, sendo dono de diversas rádios, emissoras e fazendas ao redor do Brasil, além de comandar o Programa do Ratinho no SBT.

