By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Receitas caseiras para pele ressecada funcionam? Veja cuidados 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Receitas caseiras para pele ressecada funcionam? Veja cuidados 
outros

Receitas caseiras para pele ressecada funcionam? Veja cuidados 

Última atualização: 8 de julho de 2025 06:00
Published 8 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Apesar do apelo natural, os especialistas são unânimes ao afirmar que os cosméticos industrializados oferecem uma hidratação mais eficaz e segura  Saúde, Cuidados com a pele, Inverno CNN Brasil

Contents
Leia MaisO que funciona nos cuidados com pele, cabelo e unhas? Veja 7 pontosTirar uma soneca à tarde faz bem? Estudo diz que não; entendaMaquiagem fora da validade? Entenda riscos no uso de cosméticos vencidosÓleo de coco e manteiga de karité: quando usar com segurançaAplicação e cuidados com a exposição ao solQuando o uso caseiro é perigoso?Industrializados ainda são mais completos

Com o inverno, é comum que a pele fique mais seca e sensível. Diante disso, crescem também as buscas por alternativas caseiras que prometem hidratar e proteger a pele. Óleo de coco, babosa, mel e manteiga de karité são alguns dos ingredientes naturais mais usados, mas especialistas alertam: nem tudo que parece inofensivo é seguro e, em muitos casos, o uso incorreto pode até agravar problemas dermatológicos.

Segundo a dermatologista Eidi Motta Cardoso, pós-graduada em medicina estética, a babosa (Aloe vera) é um ingrediente que pode ser útil na rotina de cuidados. “Ela é conhecida pelo poder calmante e cicatrizante, além de ajudar a manter o filme de hidratação da pele, retendo água”, afirma. O mel também tem propriedades umectantes, ou seja, atrai água para a pele, mas deve ser usado com cautela. “Pode causar alergia, então o ideal é testar antes em uma pequena área.”

Leia Mais

  • O que funciona nos cuidados com pele, cabelo e unhas? Veja 7 pontos

    O que funciona nos cuidados com pele, cabelo e unhas? Veja 7 pontos

  • Tirar uma soneca à tarde faz bem? Estudo diz que não; entenda

    Tirar uma soneca à tarde faz bem? Estudo diz que não; entenda

  • Maquiagem fora da validade? Entenda riscos no uso de cosméticos vencidos

    Maquiagem fora da validade? Entenda riscos no uso de cosméticos vencidos

A dermatologista Ana Carolina Sumam, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), reforça que a Aloe vera tem ação hidratante e cicatrizante, mas alerta: “A SBD não recomenda o uso direto de plantas ou receitas caseiras para tratar doenças de pele. O ideal é procurar orientação médica, mesmo em casos simples”.

Óleo de coco e manteiga de karité: quando usar com segurança

O óleo de coco tem boa ação hidratante e antimicrobiana e pode funcionar bem em áreas mais ressecadas, como joelhos e cotovelos. “Mas ele pode obstruir os poros em peles oleosas ou acneicas”, explica Cardoso. Já a manteiga de karité e o óleo de amêndoas são ricos em lipídeos e ajudam a formar uma barreira de proteção na pele. Para peles secas ou sensíveis, são boas opções, desde que aplicadas com moderação.

Sumam reforça que esses ativos têm propriedades hidratantes, mas ressalta que são mais eficazes quando incorporados a fórmulas dermatológicas. “O paciente vai se beneficiar mais ao usar um creme industrializado que contenha esses ingredientes em concentrações seguras e veiculados da forma correta”, diz.

Aplicação e cuidados com a exposição ao sol

Uma das orientações mais importantes é aplicar os produtos logo após o banho, com a pele ainda úmida, o que facilita a absorção. “A pele úmida permite maior penetração dos ativos”, explica Sumam.

Outro cuidado essencial é evitar exposição ao sol após o uso de ingredientes como mel ou óleo de coco, que podem causar reações como a fitofotodermatite, uma inflamação provocada pela combinação entre certas substâncias e luz solar, capaz de gerar manchas ou até queimaduras de segundo grau.

Quando o uso caseiro é perigoso?

Em situações de dermatite, psoríase ou outras doenças de pele, o uso de receitas naturais é contraindicado. “A pele já está sensibilizada e o risco de piora é alto”, diz Eidi. Ana Carolina reforça que, nessas condições, o tratamento deve seguir exclusivamente orientação médica. Ela lembra que a barreira cutânea já está comprometida, o que aumenta a chance de reações adversas.

O mesmo cuidado vale para crianças e idosos, cujas peles são mais finas e frágeis. “A pele infantil ainda está em formação e a do idoso já sofreu perda de colágeno e hidratação. Ambas são mais propensas a irritações”, explica a dermatologista da SBD.

Industrializados ainda são mais completos

Apesar do apelo natural, os especialistas são unânimes ao afirmar que os cosméticos industrializados oferecem uma hidratação mais eficaz e segura. “Eles combinam propriedades umectantes, oclusivas e nutritivas, são testados dermatologicamente e desenvolvidos para diferentes tipos de pele”, explica Cardoso. Os produtos naturais, portanto, podem complementar o cuidado, mas não substituem completamente os hidratantes de farmácia, que contam com tecnologia e controle de qualidade na formulação.

Além disso, o uso frequente e indiscriminado de ingredientes naturais pode causar reações inesperadas. “Mesmo produtos naturais são ativos biológicos que, em contato com peles sensíveis ou alérgicas, podem causar irritações”, diz Cardoso. Em caso de dúvidas, a recomendação é sempre a mesma: procure um dermatologista.

Veja sete dicas para cuidar da pele e evitar o ressecamento no inverno

 

You Might Also Like

Pré-candidato à presidência faz trabalho com sal-grosso para que “não nasça outo Lula”

Entenda por que Defesa Civil emitiu alerta extremo pela 1ª vez em SP 

Símbolo da cultura pop, mansão de “Um Maluco no Pedaço” está à venda 

Jornalista e apresentador da Jovem Pan, André Miceli, morre aos 46 anos 

Ministério Público investiga prefeito por censura em feira literária; saiba mais

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

México considera impor tarifas à China, diz Sheinbaum 

4 de setembro de 2025
“Heartstopper”: Netflix anuncia início das gravações do filme 
Moraes autoriza Chiquinho Brazão a sair de casa para exames médicos 
Lauana Prado fica noiva de Tati Dias após 1 ano de relacionamento 
Zezé Di Camargo e Graciele apresentam primeira filha para mãe do cantor 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?