Mike Powell, que atualmente trabalha como treinador, está impedido de participar de qualquer evento do atletismo Outros Esportes, -agencia-reuters-, Atletismo, CNN Esportes, outros esportes CNN Brasil
Recordista mundial do salto em distância, Mike Powell, que atualmente trabalha como treinador, foi suspenso por tempo indeterminado devido a uma preocupação de salvaguarda, informou a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) nesta sexta-feira (12).
Duas vezes medalhista de prata olímpico, Powell estabeleceu o recorde mundial masculino do salto em distância, de 8,95 metros, no Mundial de 1991 em Tóquio — marca que permanece até hoje.
A AIU disse que o americano de 61 anos está proibido de todas as atividades sancionadas pela World Athletics. Isso inclui credenciamento em eventos da Série Mundial, bem como competições e torneios organizados ou aprovados pela entidade.
Powell também está impedido de frequentar áreas de hospitalidade ou locais de acesso restrito ligados a eventos da Série Mundial, mesmo que seja convidado. A AIU afirmou que a suspensão pode ser modificada mediante pedido ou recurso.
Suspensão por tempo indeterminado
Powell integrou a comissão técnica de atletismo da Universidade Azusa Pacific durante a temporada de 2023, em meio período, e deixou o cargo na primavera de 2024 para outro emprego, disse Marcus Dawal, diretor de informações esportivas da instituição.
Powell e a federação de atletismo dos Estados Unidos (USA Track and Field) não foram imediatamente localizados pela Reuters para comentar o caso.
O que é “preocupação de salvaguarda”?
No contexto esportivo, a expressão refere-se a medidas de proteção de pessoas envolvidas no esporte (atletas, treinadores etc.), garantindo ambientes seguros, livres de abuso, exploração, assédio, negligência ou qualquer tipo de dano físico, emocional ou psicológico.
A AIU, no entanto, não esclareceu o que Powell teria feito para motivar a suspensão.

