Enel amplia ações estruturais e reduz tempo médio de atendimento em até 45% nas áreas de concessão Nacional, Enel., Energia elétrica, Infraestrutura, Investimento CNN Brasil
A Enel Brasil tem intensificado os esforços para elevar a qualidade do serviço de energia elétrica nas áreas onde atua. A empresa investiu R$ 2,54 bilhões apenas no primeiro semestre de 2025 em suas distribuidoras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. O valor foi destinado à modernização da infraestrutura elétrica, digitalização da rede, manutenção preventiva e ampliação da capacidade técnica.
Em São Paulo, onde atende cerca de 8 milhões de clientes, a companhia investiu R$ 1,11 bilhão entre janeiro e junho. O objetivo é claro: melhorar o fornecimento e acelerar os tempos de resposta. Os resultados já são percebidos na prática. Entre novembro de 2024 e maio de 2025, o Tempo Médio de Atendimento (TMA) caiu 45%, atingindo o melhor índice dos últimos anos – mesmo diante do aumento de ocorrências registrado no verão.
Além dos investimentos estruturais, a concessionária também intensificou o trabalho preventivo na capital paulista e região metropolitana. Foram realizadas mais de 370 mil podas de árvores no primeiro semestre, 30% a mais do que no mesmo período do ano passado. A expectativa é chegar a mais de 600 mil podas até o fim de 2025, dobrando o volume registrado em 2023. A medida contribui para evitar quedas de galhos sobre a rede e reduzir interrupções durante tempestades.
No Ceará, os investimentos somaram R$ 779,9 milhões no semestre. O foco foi a ampliação da equipe técnica e a execução de ações operacionais que resultaram na redução de 31,8% no TMA local. Já no Rio de Janeiro, onde foram aplicados R$ 654,8 milhões, a duração média das interrupções no fornecimento (DEC) caiu 20,2% nos 12 meses encerrados em junho de 2025, impulsionada por melhorias nas manutenções e no atendimento em campo.
Esses avanços fazem parte de um plano mais amplo da Enel Brasil, que prevê investir R$ 24 bilhões entre 2025 e 2027 na área de distribuição de energia. Desse montante, R$ 10,4 bilhões serão destinados apenas à concessão paulista.
Como parte da estratégia de fortalecimento das operações, a empresa está contratando cerca de 5 mil profissionais até 2026 nos três estados. Mais de 2 mil já foram efetivados.
Em linha com esse novo momento, a Enel adotou uma nova identidade visual, inspirada nas cores da bandeira brasileira — um movimento que reforça o compromisso da companhia com os cerca de 16 milhões de clientes no país.