By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Reforma tributária vai afetar preço das passagens aéreas, avalia Latam 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Reforma tributária vai afetar preço das passagens aéreas, avalia Latam 
outros

Reforma tributária vai afetar preço das passagens aéreas, avalia Latam 

Última atualização: 5 de fevereiro de 2025 10:15
Published 5 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Companhia aérea afirma que a legislação vai triplicar a carga tributária para o setor, aumentando o custo das operações
Este conteúdo foi originalmente publicado em Reforma tributária vai afetar preço das passagens aéreas, avalia Latam no site CNN Brasil.  Macroeconomia, -agencia-cnn-, CNN Brasil Money, Combustível, Latam, Passagens Aéreas, Querosene de aviação (QAV), Reforma tributária CNN Brasil

Contents
Leia MaisEmbraer recebe maior encomenda de jatos executivos de sua históriaProdução industrial no Brasil cai 0,3% em dezembro, diz IBGEConfira as ações mais recomendadas para investir em fevereiro

A Latam disse à CNN que a reforma tributária vai afetar os preços das passagens aéreas dos voos domésticos e internacionais. De acordo com a empresa, o novo sistema tributário irá triplicar a carga para o setor no Brasil, impactando diretamente nos custos operacionais da aviação brasileira.

“A Latam observa que a reforma vai triplicar a carga do setor no Brasil, afetando diretamente os custos operacionais da aviação brasileira, o preço das passagens aéreas, o preço do transporte cargueiro e toda a cadeia do turismo nacional. A medida impacta seriamente os custos da operação brasileira de voos internacionais, atualmente desonerados”, disse a companhia à CNN.

Na avaliação da companhia aérea, haverá diminuição da demanda por voos internacionais e domésticos a partir da implementação da nova carga tributária. O novo sistema será implementado em fases, gradativamente a partir de 2026 até a unificação dos tributos em 2033.

Leia Mais

  • Embraer recebe maior encomenda de jatos executivos de sua história

    Embraer recebe maior encomenda de jatos executivos de sua história

  • Produção industrial no Brasil cai 0,3% em dezembro, diz IBGE

    Produção industrial no Brasil cai 0,3% em dezembro, diz IBGE

  • Confira as ações mais recomendadas para investir em fevereiro

    Confira as ações mais recomendadas para investir em fevereiro

“Estudos já indicam que o impacto tributário deve eliminar 6,2% dos voos domésticos do país e provocar uma queda de 22% na entrada de passageiros internacionais em território nacional”, diz.

O Congresso Nacional aprovou no final de 2024 o principal projeto de regulamentação da reforma tributária. O texto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determina que no transporte internacional de passageiros, se os trechos de ida e volta forem vendidos em conjunto, a base de cálculo do imposto corresponderá a metade do valor cobrado.

“Se a alíquota padrão for o teto fixado na lei, de 26,5%, o imposto cobrado dos passageiros, que comprarem os dois trechos na mesma companhia, será de 13,25%. Em apenas um trecho, será integral”, diz a Latam.

A legislação estabelece trava para a alíquota geral do Imposto de Valor Agregado (IVA) de 26,5%. Segundo estimativas do Ministério da Fazenda, alíquota geral do IVA vai ficar em torno de 28%.

A Latam afirma também que a reforma tributária deve provocar o aumento do preço do Querosene de Aviação (QAV) com o imposto seletivo.

“Os contratos de leasing [arrendamento] de aeronaves, assim como as importações de materiais e serviços, hoje desonerados, também serão tributados, contribuindo para o aumento do preço das passagens e do transporte cargueiro”, diz a companhia.

Procuradas pela CNN, a Azul, a Gol e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) informaram que não iam comentar o impacto da reforma tributária no setor aéreo.

A CNN procurou o Ministério de Portos e Aeroportos, mas não recebeu respostas até a publicação deste texto.

Leia a íntegra da nota da Latam:

“A LATAM observa que a reforma vai triplicar a carga do setor no Brasil, afetando diretamente os custos operacionais da aviação brasileira, o preço das passagens aéreas, o preço do transporte cargueiro e toda a cadeia do turismo nacional. A medida impacta seriamente os custos da operação brasileira de voos internacionais, atualmente desonerados. Ou seja, coloca o Brasil na contramão da Organização Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde 25 países adotam a imunidade tributária, parcial ou total, no transporte aéreo de passageiros ou de carga.”

O efeito negativo da Reforma Tributária na aviação brasileira será percebido porque haverá diminuição da demanda de passageiros brasileiros ao exterior e do próprio mercado doméstico, uma vez que menos passageiros estrangeiros vão se conectar em voos nacionais pelo Brasil. Estudos já indicam que o impacto tributário deve eliminar 6,2% dos voos domésticos do país e provocar uma queda de 22% na entrada de passageiros internacionais em território nacional.”

A lei aprovada prevê que a base de cálculo será a metade da alíquota para o transporte aéreo internacional de passageiros nos casos em que os trechos de ida e volta sejam obtidos em conjunto. Para os passageiros com apenas um trecho da viagem, a tributação do IVA será integral. A previsão está no artigo 12, parágrafo 8, do PLP 68/2024. Se a alíquota padrão for o teto fixado na lei, de 26,5%, o imposto cobrado dos passageiros, que comprarem os dois trechos na mesma companhia, será de 13,25%. Em apenas um trecho, será integral.”

Adicionalmente, a Reforma Tributária também deve provocar o aumento do preço do Querosene de Aviação (QAV), cujo imposto seletivo ainda deve ser regulamentado. Os contratos de leasing de aeronaves, assim como as importações de materiais e serviços, hoje desonerados, também serão tributados, contribuindo para o aumento do preço das passagens e do transporte cargueiro.”

Veja o que muda com Reforma Tributária aprovada na Câmara

Este conteúdo foi originalmente publicado em Reforma tributária vai afetar preço das passagens aéreas, avalia Latam no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

‘Tinder das lésbicas’ tem base de informações vazada e acende alerta sobre proteção de dados

Entenda o que acontece agora com os militares condenados na trama golpista

Em repetitivo, STJ afasta prazo decadencial em mandado de segurança sobre tributo sucessivo

Bolsonaro condenado, crise climática e reforma tributária: 9 fatos da semana que você precisa saber

Vídeo: Polícia é acionada para atender ocorrência inusitada em complexo penitenciário

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Jovem de 19 anos é morta a facadas em Salvador; namorado é suspeito do crime

15 de fevereiro de 2025
Lula sai em defesa de Moraes e diz que parlamentares que fizeram motim merecem impeachment
Saiba a previsão do tempo para a semana em Campo Grande 
Caso Hytalo Santos: Ex-funcionários denunciam rotina na mansão ao MPT 
Itamaraty avalia que eleição na Alemanha não interfere em relação comercial 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?