Keir Starmer afirmou que se concentraria em “soluções práticas” que ajudariam aqueles que sofrem no conflito entre Israel e Hamas Internacional, Estado Palestino, Faixa de Gaza, Hamas, Israel, Reino Unido CNN Brasil
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse, nesta sexta-feira (25), que o reconhecimento do Estado palestino é necessário para obter uma paz duradoura.
Em uma declaração do seu gabinete, Starmer disse que está trabalhando em um “caminho para a paz” na região junto com “aliados mais próximos”.
O pronunciamento acontece um dia após a França dizer que reconheceria o Estado Palestino.
O líder do Reino Unido disse que se concentraria em “soluções práticas” que ajudariam aqueles que sofrem no conflito entre Israel e Hamas.
Starmer afirmou que o reconhecimento de um Estado Palestino precisa ser parte de um “plano mais amplo” que resulte em uma solução de dois estados e paz duradoura para palestinos e israelenses.
“Esse caminho definirá medidas concretas necessárias para transformar o cessar-fogo em uma paz duradoura”, disse ele. “O reconhecimento de um Estado Palestino tem que ser uma dessas medidas. Sou inequívoco quanto a isso.”
“As cenas terríveis em Gaza são implacáveis”, disse Starmer. “O cativeiro contínuo de reféns, a fome e a negação de ajuda humanitária ao povo palestino, o aumento da violência por parte de grupos extremistas de colonos e a escalada militar desproporcional de Israel em Gaza são todos indefensáveis.”