By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Rejeição recorde do governo aumenta incerteza para 2026 e embaralha oposição
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Rejeição recorde do governo aumenta incerteza para 2026 e embaralha oposição
outros

Rejeição recorde do governo aumenta incerteza para 2026 e embaralha oposição

Última atualização: 6 de junho de 2025 09:44
Published 6 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe
Esta é a versão online da newsletter JOTA Principal. Quer receber as próximas edições e acompanhar os principais temas do momento? Cadastre-se gratuitamente!

Enfim, é sexta-feira. O cenário eleitoral para o ano que vem acaba de ficar mais incerto. E, nos Estados Unidos, Musk e Trump — sempre eles — trocaram acusações publicamente, cada um em sua própria rede social.

Contents
1. O ponto central: ⚽ Meio de campo embolado2. Mais deputados3. Tributação de controladas no exterior4. PL de IA e o governo5. Musk vs. Trump6. IA de código aberto na China7. Estreia morna8. 📸 Despedida: Viva São João!

🚨 No domingo (8), líderes do Congresso se reúnem com o governo para tentar um acordo e resolver a crise gerada com o aumento do IOF. Voltamos na segunda (9).

Boa leitura!


1. O ponto central: ⚽ Meio de campo embolado

A pesquisa de intenção de votos Genial/Quaest divulgada nesta quinta (5) mostra Lula em empate técnico com os principais adversários em cenários de segundo turno.

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos)
  • Michelle Bolsonaro (PL)
  • Ratinho Júnior (PSD)

O que mudou: Pela primeira vez na série, a rejeição ao governo começa a se converter em perda efetiva de votos para o presidente, ameaçando a aliança que garantiu sua vitória em 2022.

O contexto: A 500 dias do segundo turno, a disputa está mais aberta, com reorganização de forças políticas. O mercado já precifica possível derrota de Lula, reagindo com alívio no câmbio.

Fator Kassab: O PSD se fortalece com nomes relevantes.

  • Ratinho Jr. (PR) e Eduardo Leite (RS) como governadores.
  • O próprio Kassab, que ocupa cargo no secretariado de Tarcísio (SP).
  • O partido ganha poder de barganha para negociações de chapas presidenciais.

⚡ Choque de realidade: Existem também outras interpretações mais positivas para Lula, com tanta gente pontuando bem.

  • Estamos de novo diante da já conhecida polarização entre o Lulismo/petismo e o antilulismo/antipetismo, sendo o Lula a única força política de fato real, viável para esta eleição — já que Bolsonaro não estará apto a concorrer. Ou seja, a tanto tempo das eleições, qualquer um que representar o anti-Lula deve pontuar bem.
  • Sem clareza no campo oposicionista sobre quem seria o candidato mais competitivo, negociações de alianças ficam prejudicadas, já que ninguém teria motivos para abrir mão por outra candidatura. Se todo mundo é pré-candidato hoje, corre-se o risco de, em abril, ninguém ser.

2. Mais deputados

O plenário da Câmara / Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Davi Alcolumbre disse nesta quinta (5) que pretende votar até 30 de junho o projeto que aumenta o número de deputados de 513 para 531. O presidente do Senado quer deliberar o texto aprovado da forma como veio da Câmara, Mariana Ribas escreve no JOTA.

  • “Eu vou trabalhar para, a partir da semana que vem, conversar com as lideranças partidárias, conversar com os senadores individualmente, e o meu desejo é colocar na pauta esta matéria antes do período determinado pela decisão judicial, para que a gente possa fazer valer para o próximo ano nas eleições.”

Panorama: Em 2023, o STF fixou prazo de até 30 de junho deste ano para que o Congresso edite uma lei complementar que revise a distribuição do número de cadeiras de deputados com base em dados populacionais atualizados.


3. Tributação de controladas no exterior

ministro nunes marques
O ministro Nunes Marques / Crédito: Antonio Augusto/STF

O STF retoma o julgamento do RE 870.214, que discute a tributação de lucros de empresas controladas no exterior⁠⁠. Nunes Marques é o próximo a votar.

Por que importa: A Receita Federal estima um risco fiscal de R$ 22 bilhões em caso de derrota, mas o impacto pode chegar a R$ 32 bilhões se a Vale conseguir recuperar valores já parcelados⁠.

Os detalhes:

  • O placar está em 2 a 1 pela possibilidade de tributação, com votos de Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes favoráveis à cobrança⁠⁠​.
  • O ministro André Mendonça, relator, votou contra a tributação, entendendo que ela violaria tratados internacionais⁠.
  • Vale busca evitar a cobrança de IRPJ e CSLL sobre resultados de controladas na Bélgica, na Dinamarca e em Luxemburgo⁠.

Pela frente:

  • Fontes próximas do processo aguardam que um pedido de vista suspenda a análise do recurso novamente. A percepção é de que alguns ministros devem querer mais tempo para analisar a matéria “até que os entendimentos estejam mais maduros”.
  • Fontes tanto do lado dos contribuintes como da Fazenda acham difícil apontar uma tendência, já que quase não existem posicionamentos anteriores dos ministros sobre a matéria.

4. PL de IA e o governo

deputado aguinaldo ribeiro
Aguinaldo Ribeiro, relator do PL de IA / Crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Relator do projeto de marco regulatório de inteligência artificial, o deputado Aguinaldo Ribeiro escolheu o Ministério da Fazenda como principal representante do governo nas discussões.

Por que importa: A escolha marca uma mudança significativa, já que a Secretaria de Políticas Digitais (Secom) liderava as articulações. O secretário-executivo da pasta, Dario Durigan, que teve papel crucial na unificação da posição do governo, será o porta-voz.

Vale lembrar… Durigan, que é advogado público, antes de voltar ao governo era o líder de relações governamentais do WhatsApp, da Meta. Ele tem boa interlocução com as grandes empresas de tecnologia e conhecimento sobre o tema.  

O que observar: A Fazenda, que anteriormente não participava diretamente das negociações com parlamentares, agora assume papel central nas discussões sobre regulação da IA no Brasil.


5. Musk vs. Trump

Musk e Trump se cumprimentam dias antes de romperem / Crédito: Molly Riley/Casa Branca/Divulgação

A relação entre Donald Trump e Elon Musk terminou em uma explosão de ofensas, nesta quinta (5), dias após o empresário receber uma homenagem no Salão Oval da Casa Branca.

🔥 O que aconteceu: Cada um em sua própria plataforma — Musk no X (ex-Twitter) e Trump no Truth Social —, os dois bilionários escalaram acusações em tempo real.

  • Após sair do governo, Musk chamou de “abominação” o projeto de lei que Trump e os republicanos buscam aprovar no Legislativo e que deve aumentar o déficit dos Estados Unidos.
  • Na quinta (5), ele tuitou que o projeto deveria ser enterrado.
  • Em entrevista coletiva, Trump disse estar “decepcionado” com Elon.
  • “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”, escreveu o empresário logo na sequência, também alegando decepção.
  • No Truth Social, o presidente escreveu que o jeito mais fácil de diminuir os gastos do governo seria cancelar subsídios e contratos do governo com empresas de Elon.
  • “É hora de largar a grande bomba”, escreveu então o empresário.
  • Em seguida, ele publicou que o governo não divulgou uma suposta lista de frequentadores da ilha de Jeffrey Epstein (1953–2019), empresário condenado por exploração sexual de menores, porque o nome de Trump estaria nela.

🥊 Choque de realidade: A imprensa americana já tratava o rompimento entre Musk e Trump — dois homens que não são conhecidos por capitular — como uma questão de “quando”, não de “se”.


6. IA de código aberto na China

sede alibaba china
A sede do Alibaba / Crédito: Li Hongbo/CFoto via AFP

O Qwen, modelo de IA de código aberto da chinesa Alibaba, supera o concorrente Llama, da Meta, nos principais indicadores de desempenho.

Por que importa: O sucesso do Qwen e do DeepSeek, outro modelo de IA de código aberto desenvolvido na China, é exemplo de como o país asiático tem liderado uma importante frente na disputa com os Estados Unidos pela influência global no setor, mostra reportagem do site especializado The Information (sem paywall).

Panorama: Além das seis unidades de negócios do Alibaba, que incluem o Alibaba Cloud, 290 mil clientes em todo o mundo já utilizam o modelo Qwen em aplicações para diferentes setores, como automotivo, saúde, educação e agricultura, segundo dados de janeiro.

🗣️ O que estão dizendo:

  • “A aposta em modelos de IA de código aberto pode permitir que as empresas chinesas tenham impacto global. Os modelos populares de código aberto se aproveitam do conhecimento coletivo de programadores e pesquisadores de todo o mundo, e o feedback constante dessas comunidades ajuda a acelerar melhorias” — Martin Saerbeck, cofundador e CTO da Aiquris, empresa de Singapura que auxilia negócios a adotar IA e gerenciar riscos, em entrevista ao The Information.

Sim, mas… Tanto o governo Trump como o de Joe Biden buscaram formas de limitar o acesso de empresas chinesas a componentes para desenvolvimento de IA, como os chips mais avançados da Nvidia. Leia no New York Times (sem paywall).

  • Há duas semanas, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, opinou que o tiro saiu pela culatra.
  • Em discurso público, ele disse que a estratégia dos Estados Unidos deu às empresas chinesas “a energia e o apoio governamental para acelerar seu desenvolvimento”.
  • Apesar de não terem chips tão eficientes quanto os da Nvidia, empresas chinesas como a Huawei ganharam mercado por lá.

7. Estreia morna

carlo ancelotti cbf
Ancelotti orienta Martinelli e Matheus Cunha / Crédito: @rafaelribeirorio/CBF

O Brasil ficou no 0 a 0 contra o Equador, na estreia de Carlo Ancelotti como técnico da seleção masculina. O jogo ficou marcado pelos retornos de Casemiro e Richarlison e pela boa estreia do zagueiro Alexsandro, do Lille-FRA.

Por que importa: Caso o Brasil marque amistosos em todas as Datas Fifa, faltam só nove jogos até a Copa do Mundo do ano que vem — contando o da próxima terça (10), contra o Paraguai, na NeoQuímica Arena, em São Paulo.


8. 📸 Despedida: Viva São João!

Crédito: Andréa Rêgo Barros/PCR

É tempo de dançar quadrilha, tomar quentão e comer tudo o que for feito de milho. Viva São João!

You Might Also Like

Áudio: antes de ser morto, Matuê, chefe do CV, fez tribunal do crime

Marina Ruy Barbosa dá detalhes de cena íntima com atriz para Tremembé: “Rolou”

Em carta de despedida, Barroso diz deixar o STF sem arrependimentos; leia a íntegra

Ex-BBB Alane Dias relembra encontro com sogra Preta Gil: “ uma honra ter tido a oportunidade de conhecê-la”

Com aposentadoria de Barroso, Lula e sucessor marcarão o último ciclo de renovação do STF

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

PF faz operação em cinco estados contra tráfico de drogas sintéticas 

14 de maio de 2025
Hellas Verona x Atalanta: horário e onde assistir ao jogo da Serie A 
Rainha da Rosas de Ouro desfila com fantasia que exala perfume para público 
Juventude vence o São Paulo e se garante na Série A em 2025 
Arsenal x Real Madrid: horário e onde assistir ao jogo da Champions League 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?