Governador de Minas disse estar de acordo com articulação entre Executivos estaduais Política, diplomacia, Donald Trump, Estados Unidos, Governo Lula, Romeu Zema, tarifaço de Trump CNN Brasil
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), avaliou que “o Brasil tem tido uma ação desastrosa” no que tange suas relações diplomáticas.
“[O governo Lula está] se aproximado de ditadores e países autoritários, e se distanciado de democracias”, afirmou Zema em entrevista à CNN nesta quinta-feira (24).
O chefe do Executivo mineiro apontou que o tarifaço de Donald Trump contra os produtos brasileiros se trata da “consequência” deste posicionamento do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mais cedo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), também criticou a gestão petista e defendeu uma reunião entre governadores. Caiado disse à CNN que já fez essa solicitação ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que coordena o Fórum Nacional de Governadores.
Questionado sobre essa articulação entre os Executivos estaduais, Zema pontuou que “as relações diplomáticas são da responsabilidade da União, do governo federal”, mas que “se os governadores poderem somar, contribuir, nós estamos à disposição”.
Ele acrescentou que viu a proposta num grupo de WhatsApp dos governadores, e disse estar de acordo com ela.
*Publicado por João Nakamura