Marcelo Podgaetz, que vive em Tel Aviv há 26 anos, afirma que o conflito é entre governos e não entre povos, destacando a excelente relação com a comunidade iraniana Internacional, -transcricao-de-videos-, Guerra de Israel, internacional, Irã, Israel CNN Brasil
A tensão entre Israel e Irã tem escalado nos últimos dias, mas a relação entre os povos desses países permanece cordial, segundo relato de um brasileiro residente em Israel. Marcelo Podgaetz, que vive em Tel Aviv há 26 anos, compartilhou sua perspectiva sobre o atual conflito em entrevista ao Bastidores CNN desta segunda-feira (16).
Podgaetz enfatizou que, apesar das hostilidades entre os governos, a relação entre israelenses e iranianos no dia a dia é excelente. “A relação do povo de Israel com o povo de Irã é excelente”, afirmou o brasileiro, destacando a presença de uma grande comunidade iraniana em Israel.
Mudança nas relações diplomáticas
O entrevistado lembrou que até 1979, Israel e Irã mantinham relações diplomáticas normais, com voos diários entre os países. A situação mudou drasticamente com a revolução iraniana daquele ano, que instaurou o atual regime no país persa.
Segundo Podgaetz, o conflito atual é essencialmente entre governos e não reflete o sentimento das populações. “O interesse do governo de Israel é simplesmente parar com esse terrorismo internacional”, explicou, referindo-se às ações atribuídas ao regime iraniano.
O brasileiro ressaltou que a população israelense não deseja um conflito armado. “Nenhum israelense não está interessado em ter esse conflito”, disse, enfatizando que guerras não são benéficas para nenhum dos lados envolvidos, seja do ponto de vista econômico ou humanitário.