Secretário de Estado americano disse ter conversado com chanceler Mauro Vieira no início da semana e acredita que “avançamos em algumas questões, inclusive no comércio” Internacional, Brasil, Donald Trump, EUA, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Marco Rubio CNN Brasil
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou, nesta sexta-feira (19), que a relação entre Brasil e Estados Unidos está “em uma trajetória positiva”.
Questionado pela imprensa, o secretário de Estado americano confirmou que o presidente Lula se ofereceu para intermediar uma possível saída para a escalada de tensões entre os EUA e a Venezuela.
Rubio relembrou que o presidente Donald Trump já teve duas conversas por telefone e uma reunião com Lula.
“Acho que avançamos em algumas questões, inclusive no comércio. Ainda temos muito trabalho a fazer. Os dois presidentes se deram bem, e consideramos isso importante nessas conversas”, disse.
O secretário de Estado declarou ter conversado com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, no início desta semana. A CNN entrou em contato com o Palácio do Itamaraty para obter detalhes da conversa e aguarda retorno.
“Temos muitos assuntos em comum com o Brasil nos quais gostaríamos de trabalhar juntos e laços fortes. Sendo da Flórida, por exemplo, sei o quanto o Brasil tem sido importante para nós como parceiro”, acrescentou Rubio.
“Tivemos algumas divergências em alguns pontos ao longo dos anos, mas sinto que essa relação está em uma trajetória positiva. Quanto ao papel do Brasil na Venezuela, não tenho nada a acrescentar hoje”, concluiu.
Na sexta-feira passada (12), o governo americano retirou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e a esposa, Viviane Barci de Moraes, da lista de sanções da Lei Magnitsky.
O magistrado havia sido sancionado em julho, acusado de autorizar “prisões preventivas arbitrárias” e suprimir a liberdade de expressão no Brasil. As sanções contra Viviane foram implementadas no dia 22 de setembro.
O presidente Lula afirmou que as negociações diretas com Trump garantiram a retirada das sanções.
No mês passado, os Estados Unidos decidiram suspender parcialmente o tarifaço imposto sobre produtos brasileiros, com destaque para a retirada da sobretaxa sobre as importações de carne e café do Brasil.
Entenda o que é a Lei Magnitsky, sanção que os EUA retiraram de Moraes

