By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Relatório do VoD virá com Condecine menor para as big techs e alteração em abatimento para a Globo
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Relatório do VoD virá com Condecine menor para as big techs e alteração em abatimento para a Globo
outros

Relatório do VoD virá com Condecine menor para as big techs e alteração em abatimento para a Globo

Última atualização: 22 de outubro de 2025 18:12
Published 22 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O relatório que o deputado Dr. Luizinho (PP-RJ) apresentará para o PL 8889/2017, que regula o serviço de vídeo sob demanda (VoD), estabelecerá uma alíquota de 4% sobre o faturamento de empresas de streaming e de Canais FAST para o pagamento de Condecine. As plataformas de compartilhamento de conteúdo audiovisual, como redes sociais mantidas por big techs, pagarão alíquota de 2%.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasOutras medidasImpasse políticoAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Luizinho determinou que as empresas poderão usar 70% do valor destinado para a Condecine em investimentos diretos. Ele retirou a possibilidade de aplicar a verba em infraestrutura, mas liberará o uso de uma parte da quantia para a capacitação de profissionais. Empresas de streaming só poderão direcionar os recursos para a produção de conteúdos audiovisuais brasileiros, enquanto as plataformas de compartilhamento reverterão o dinheiro para monetizar criadores de conteúdo nacionais.

Haverá, no entanto, uma diferenciação nas regras de abatimento que beneficiavam plataformas de streaming nacionais. Luizinho considerou um erro a redução de alíquota da Condecine para os serviços que possuem 50% de conteúdo brasileiro e estabelecerá novos parâmetros para distinguir o pagamento das empresas nacionais do que será feito por companhias estrangeiras.

A medida é uma tentativa de despolitizar o projeto, que, durante a relatoria de André Figueiredo (PDT-CE), foi contaminado por uma narrativa política da oposição que o identificava como benéfico ao Grupo Globo, dono do streaming Globoplay.

Luizinho confirmou ao JOTA PRO que tentará votar o projeto no dia 29, quarta-feira da próxima semana. O deputado pretende publicar o relatório neste sábado (25/11) e usará o dia anterior à votação para conversar com as bancadas e explicar o conteúdo do parecer.

Outras medidas

Os recursos não contemplados nas aplicações diretas irão para o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Luizinho apresentará um PLP para tramitar em conjunto com o PL 8889/2017 e que deverá proibir o contingenciamento dos valores que passarão a ser captados com a aprovação da regulação do VoD.

Todas as plataformas terão de respeitar a proeminência em seus catálogos, com uma aba visível e destinada apenas aos conteúdos brasileiros. Também é discutida uma janela entre a exibição de uma obra no cinema e sua disponibilização nas plataformas de vídeo sob demanda.

Uma cota de conteúdo nacional, com um período de adequação periódico para as plataformas, ainda precisará ser estabelecida, assim como a vacatio legis da futura lei.

Impasse político

Assim que fechar o conteúdo do relatório, Luizinho se debruçará sobre os trâmites políticos para facilitar a sua aprovação. Não está definido se o PL 2331/2022, já aprovado pelo Senado, será apensado ao PL 8889/2017. O senador Eduardo Gomes (PL-TO), que relatou o PL 2331/2022 de forma terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ainda não conversou com Luizinho sobre o tema.

Luizinho também deverá consultar a Secretaria Geral da Mesa da Câmara para estabelecer o melhor formato legislativo para encaminhar a votação e facilitar sua aprovação no Senado.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Com relação aos direitos autorais, Luizinho recuou da ideia de absorver no relatório o conteúdo do PL 4968/2025, que obriga provedores de internet a remunerarem os titulares de obras protegidas por direitos autorais reproduzidas na internet.

O pedido para incluir a pauta no texto chegou a Luizinho por meio da empresária Paula Lavigne e da cantora Marisa Monte. Após sinalizar positivamente, o deputado foi convencido de que o tema é delicado e poderia criar obstáculos para a votação do relatório. O deputado prometeu, contudo, que voltará a abordar o assunto após concluir a aprovação da regulação do VoD.

O PL 4968/2025 foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-APT), líder do governo no Congresso, e está sob a relatoria de Eduardo Gomes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)do Senado. Nenhum parecer foi divulgado por Gomes até o momento.

You Might Also Like

Incêndio atinge cozinha de quiosque na Feira dos Goianos

BBB 26: Quarto Branco terá 4 vagas no reality decididas em desafio final 

Palmeiras vence Mirassol e mantém 100% de aproveitamento no Paulistão 

Em Salvador, ministra da Cultura defende Rouanet em evento símbolo da luta antirracista e fala sobre possível candidatura

Kings League: Brasil é bicampeão mundial, e Ronaldo entrega troféu 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Há um ano: Relembre a queda de Bashar al-Assad na Síria 

8 de dezembro de 2025
Maraisa, Beatriz Reis e Malu Borges repetem vestido de grife; veja preço 
Porsche, barco e relógios: veja apreensões em ação contra desvios na saúde 
América de Pedrinhas x Barra-SC: horário e onde assistir ao jogo da Copinha 
Abel Ferreira presenteia torcedor do Palmeiras após vitória no Mundial 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?