Britânico de 26 anos entrou na Fórmula 1 em 2019 e se tornou campeão neste domingo (07), no GP de Abu Dhabi, o último da temporada Automobilismo, CNN Esportes, Fórmula 1, Lando Norris CNN Brasil
Lando Norris, de 26 anos, é o campeão da temporada de 2025 da Fórmula 1. O piloto da McLaren conquistou seu primeiro título neste final de semana do GP de Abu Dhabi, que começou com uma vantagem de 16 pontos para o britânico.
Max Verstappen, que venceu a última corrida do ano, ficou com o vice, enquanto Oscar Piastri, companheiro de Norris, terminou o campeonato em 3°.
Relembre a trajetória do campeão na F1
Nascido em Bristol, no Reino Unido, e filho de um bem-sucedido empresário britânico, Lando Norris entrou na Fórmula 1 em 2019, aos 19 anos, já como piloto da McLaren, tendo o espanhol Carlos Sainz como dupla.
A equipe passava por uma fase difícil, com problemas de confiabilidade no carro, e o britânico terminou seu campeonato de pilotos em 11º, com 49 pontos, enquanto o espanhol, que estreou na categoria em 2015, terminou em 6º com 96 –e um pódio.
Mas o ano de rookie de Norris passou uma boa primeira impressão, com ele e Sainz tendo resultados parecidos nas classificações e com o jovem piloto pontuando em 11 corridas.
Ele já era considerado uma grande promessa desde as categorias de base, quando foi vice-campeão da Fórmula 2, em 2018, dividindo o pódio com o campeão George Russell e o 3º colocado Alex Albon –os três conseguiram vagas na F1.
Seu primeiro pódio veio no segundo ano de Fórmula 1, em julho de 2020, um 3º lugar no GP da Áustria. Foi a primeira corrida daquela temporada, adiada e encurtada pela pandemia de covid-19.
Naquele domingo, marcado por três safety cars, Lewis Hamilton cruzou a linha em segundo, atrás de Valtteri Bottas, mas acabou caindo para quarto graças a uma punição de cinco segundos, por uma colisão em Alex Albon.
Com isso, Charles Leclerc e Norris foram promovidos a segundo e terceiro, selando o primeiro P3 da carreira do jovem britânico.
Carrillo condiciona mudança de empresário à doação para Arena
O próximo grande marco da carreira do agora campeão foi sua primeira vitória, em 2024. A ausência de Lando no ponto mais alto do pódio “assombrou” o piloto da McLaren, virando inclusive motivo de piada.
Em uma das chances mais claras, no GP da Rússia de 2021, ele chegou muito perto de vencer, mas um erro estratégico apoiado por ele, de continuar por tempo demais na pista enquanto chovia, custou a conquista.
Norris conseguia resultados melhores que seu novo companheiro, o experiente Daniel Ricciardo, que correu pela McLaren em 2021 e 2022, mas foi o australiano que conseguiu a primeira vitória para a equipe desde 2012, em seu ano de estreia.
Mas o tabu ficou para trás em 2024, quando ele não só conquistou sua primeira vitória, em Miami, mas outras três, e chegou a desafiar Max Verstappen na disputa pelo título, além de ajudar a McLaren a conseguir o primeiro campeonato de construtores desde 1998.
Agora, Norris já tem 11 vitórias, 16 pole positions e 44 pódios em sua carreira. Ele chegou ao ponto mais alto do pódio sete vezes apenas em 2025, se sagrando campeão neste domingo (07), após um terceiro lugar na corrida de Abu Dhabi.
Ele passou por altos e baixos este ano, sem pontuar no GP do Canadá, quando colidiu na traseira de Oscar Piastri, e no GP da Holanda, em que seu carro quebrou.
Mas sua consistência desde Singapura, no começo de outubro, aliada à fase ruim do companheiro, consolidaram a conquistar o título.
Entre seus destaques positivos estão as vitórias no GP do México e do Brasil –onde ele também ganhou a sprint– que ajudaram ainda mais a impulsionar Norris para o topo.

