Presidente dos EUA já se reuniu com a rainha Elizabeth e com Charles em outras oportunidades Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Rainha Elizabeth II, Rei Charles III, Reino Unido CNN Brasil
Donald Trump irá o Reino Unido pela quarta vez como presidente neste semana — sendo essa a segunda visita de Estado.
Ele foi convidado para essa nova visita de Estado durante uma reunião na Casa Branca com o primeiro-ministro Keir Starmer, que o entregou uma carta escrita à mão pelo rei Charles III.
Esse convite é um gesto incomum, que normalmente não é feito a presidentes americanos em seu segundo mandato.
Starmer espera usar as conexões com a família real para melhorar a relação com Trump em um momento diplomático delicado.
Visita de 2018 de Trump ao Reino Unido
A primeira visita de Trump ao Reino Unido como presidente foi em 2018, durante seu primeiro mandato à frente da Casa Branca.
Na ocasião, ele se encontrou com a primeira-ministra Theresa May. Os dois líderes realizaram reuniões bilaterais e uma coletiva de imprensa conjunta, enquanto os cônjuges visitavam o Royal Hospital Chelsea, em Londres.
Ele também se reuniu com a rainha Elizabeth II. Após chegar com Melania Trump ao jardim do Castelo de Windsor com um helicóptero, entrou no Quadrilátero do castelo em um Range Rover.
Trump usava terno e gravata, e a primeira-dama vestia um terno Dior rosa-claro com saia combinando e cinto preto.

A rainha permaneceu no estrado enquanto aguardava os Trump, que apertaram sua mão. Ela vestia um terno azul-royal com chapéu combinando, bolsa preta exclusiva e luvas brancas. Ela estava acompanhada pelo tenente-coronel Sir Andrew Ford, então controlador do gabinete do Lorde Chamberlain.
Trump e Melania ficaram com as mãos no peito enquanto a banda da Guarda Coldstream tocava o Hino Nacional dos EUA, enquanto a rainha permaneceu de pé com as mãos entrelaçadas e a cabeça baixa.
Em seguida, o presidente e a monarca inspecionaram a primeira fila da Guarda de Honra, enquanto a primeira-dama permaneceu no estrado. Elizabeth pareceu brevemente conduzir Trump, gesticulando para que ele caminhasse, antes de retornarem ao estrado.
A rainha conversou com os Trump enquanto aviões eram ouvidos acima. O trio observou os Guardas Coldstream marcharem pelo estrado em formação perfeita e a banda militar tocar antes de entrarem na Entrada Soberana do Castelo de Windsor para o chá, precisamente 10 minutos após sua chegada.
Primeira visita de Estado de Trump ao Reino Unido
Trump foi recebido novamente pela rainha Elizabeth II em junho de 2019, para uma visita de Estado de três dias.
Na ocasião, ele participou de um suntuoso banquete de Estado e de um almoço privado com Elizabeth. Ele também tomou chá com Charles, então herdeiro do trono britânico.
Fiona Hill, conselheira no primeiro mandato de Trump, escreveu em um livro de memórias de 2021 que “conhecer a Rainha Elizabeth II foi particularmente importante para o presidente”.
“Um encontro com a rainha da Inglaterra foi o sinal definitivo de que ele, Trump, havia alcançado o sucesso na vida”, adicionou.
À época, o presidente dos EUA afirmou que a rainha nunca se divertiu tanto quanto durante sua visita.
“Tenho um relacionamento ótimo, e estávamos rindo e nos divertindo. E a equipe dela disse que ela não se divertia tanto há 25 anos. Então, fui criticado por isso, porque disseram que estávamos nos divertindo demais”, pontuou o republicano em uma entrevista à Fox.
Como foi a primeira visita de Trump ao Reino Unido em 2019?
A primeira parte da visita de Donald Trump foi no Palácio de Buckingham, onde a rainha Elizabeth o recebeu nos jardins enquanto uma guarda de honra marchava e salvas de tiros eram disparadas em Green Park e na Torre.
Usando um chapéu e jaqueta verde-menta, a rainha abriu um largo sorriso quando Trump a cumprimentou no terraço oeste do palácio, após desembarcar de helicóptero. Charles, então príncipe, foi o primeiro a dar as boas-vindas a Trump ao sair.
Mais tarde, os dois homens inspecionaram guardas com chapéus de pele de urso, conversando superficialmente com os sérios soldados enquanto estavam sob o sol de Londres.

O presidente dos EUA almoçou com a monarca, que então o levou para um passeio pela coleção real, onde artefatos importantes para os Estados Unidos – incluindo um mapa de Nova York do século XVIII, fotos antigas de um jogador de golfe em St. Andrews e uma estatueta de cavalo de estanho – estavam em exposição.
Profundamente interessado, Trump dedicou bastante tempo aprendendo sobre as peças com a rainha.
O príncipe Harry seguiu atrás com Ivanka Trump e Jared Kushner, filha e conselheiro sênior do presidente à época.
Mais tarde, seguiram para a Abadia de Westminster para uma cerimônia de deposição de coroas de flores e um passeio, e depois para a Clarence House para um chá da tarde com Charles.
À noite, o ponto central da visita foi um banquete de Estado no Palácio de Buckingham, onde a rainha e Trump fizeram brindes diante de algumas centenas de convidados.
Segunda visita ao Reino Unido em 2019
Donald Trump voltou ao Reino Unido ainda em 2019, em dezembro, para participar da Cúpula da Otan, a aliança militar ocidental, daquele ano.
Na ocasião, o chefe de Estado dos EUA teve um encontro com o então primeiro-ministro Boris Johnson.
Os líderes da Otan também foram recebidos pela rainha Elizabeth II.

*com informações da Reuters