Site afirma que atriz denunciou autora no compliance da emissora após o fim do remake Entretenimento, #CNNPop, Novelas, Taís Araújo, Vale Tudo CNN Brasil
A atriz Taís Araújo, 46, que teria denunciado a autora de “Vale Tudo”, Manuela Dias, já havia se queixado de sua personagem Raquel antes do fim do remake. O suposto desentendimento entre elas começou a repercutir em agosto, quando Araújo desabafou sobre os rumos da novela.
Cerca de dois meses antes do fim do remake, a atriz lamentou em entrevista à Quem, a decisão do roteiro de fazer Raquel, personagem central da trama, voltar a vender sanduíches na praia depois de já ter alcançado uma trajetória de sucesso como empresária.
Para ela, essa escolha representava uma oportunidade perdida de construir uma nova narrativa sobre a mulher negra brasileira.
Taís disse ter se assustado com a guinada da história: “Esse momento da Raquel voltar a vender sanduíche na praia, confesso que recebi com um susto. Porque não era a trama original. Então, para mim, a Raquel ia numa curva ascendente”.
Ela ainda completou: “Quando vejo que isso não aconteceu, como uma artista que quer contar uma nova narrativa de país, confesso que fico triste e frustrada”.
A atriz destacou o simbolismo da personagem desde o início: “Quando peguei a Raquel para fazer, falei: ‘Cara, a narrativa dessa mulher é a cara do Brasil. E ela vai ter uma ascensão social a partir do trabalho. Vai ser linda e ela vai ascender e ela vai permanecer’”.
E finalizou com uma reflexão: “É urgente que a gente se veja nesse lugar. E acho que a Raquel tinha todas as possibilidades de contar essa nova narrativa dessa mulher. Quando li, pensei: ‘Ai, meu Deus, não vai ter? Não, não vai ter’”.
Em meio a repercussão do desabafo de Taís Araújo, Manuela Dias não comentou as declarações e ainda celebrou um elogio feito ao desenvolvimento do personagem Afonso, vivido por Humberto Carrão.
Na reta final do remake, a trama da protagonista sofreu mudanças, e ela não apareceu em alguns acontecimentos marcantes da primeira versão que a envolviam. Além disso, na última semana da obra, seu desfecho seu resumiu à compra de uma casa, ao casamento com Ivan (Renato Góes) e à espera do neto.
Denúncia contra autora
Nesta quarta-feira (5), veio à tona que Taís Araújo teria registrado uma denúncia contra a autora, Manuela Dias, no compliance da emissora carioca. De acordo com informações da Folha de São Paulo, a queixa teria acontecido após uma discussão entre as duas sobre o desenvolvimento da personagem ao longo da obra.
A denúncia, segundo o jornalista, está sob investigação interna. Procurada pela CNN Brasil, a Globo até o momento não retornou o contato.
Conforme a publicação, o desentendimento entre as duas teria iniciado em agosto, quando a atriz procurou a autora com a intenção de conversar sobre o desenvolvimento da personagem. Na época, ela argumentou que “Raquel era mais uma negra protagonista escrita para sofrer em demasia”, expressando o seu descontentamento com os rumos da trama.
Taís também teria relatado pressão por entidades do movimento negro das quais faz parte, que estariam decepcionados com a representação de sua personagem no folhetim. Já Manuela teria discordado da ideia, provocando então uma “forte discussão” de teor profissional.
Manuela supostamente também teria entrado com uma queixa contra Araújo, alegando quebra do código ético da empresa, além de negar o incômodo uma vez que a atriz levou a questão racial publicamente. Desde então, as duas não estariam se falando.
Regina Duarte elogia Taís Araújo em “Vale Tudo”: “Grande atriz”

