Prática de viajar para dar à luz é conhecida como “turismo de nascimento” Entretenimento, #CNNPop, Luciana Gimenez, ludmilla, Turismo de nascimento CNN Brasil
Com o recente alerta da embaixada dos Estados Unidos sobre “turismo de nascimento“, nomes como Ludmilla e Simone Mendes foram lembrados pela web por terem dado à luz no exterior. O termo se refere a pessoas que viajam para dar à luz nos Estados Unidos, o que torna a criança uma cidadã americana.
Em uma publicação nas redes sociais, a representação diplomática ressaltou que a prática não é legalmente permitida: “Oficiais consulares vão negar o seu pedido caso haja indícios de que essa é a sua intenção”. Isso marca, também, a movimentação do governo americano que recorreu a Suprema Corte para que a cidadania americana seja acaba por “direito de nascença”.
Apesar de terem, conhecidamente, dado à luz nos Estados Unidos, a maioria das celebridades nunca declararam que tomaram a decisão com a intenção da dupla cidadania. Com exceção de Karina Bacchi, apresentadora, que em 2017 disse ter investido R$ 35 mil para ter seu primeiro bebê nasce um cidadão estadunidense: “Eu tenho cidadania italiana e sei o quanto é positivo. Quero que meu filho tenha múltipla cidadania. Tudo está sendo feito dentro da legalidade e escolhi Miami, pois aqui também tenho todo suporte médico”, afirmou em uma entrevista ao UOL.
Relembre uma lista de famosas que tiveram filhos nos Estados Unidos:
Claudia Leitte
Em 2019, a cantora celebrou a chegada de sua filha, Bela, em Miami. Na época, para a Marie Claire, Leitte disse que a decisão foi estratégica, visto que tinha uma agenda de compromissos por lá e divide sua estadia entre Brasil e Estados Unidos
Ludmilla e Brunna Gonçalvez
Um dos casos mais recentes, Ludmilla e Brunna Gonçalvez tiveram a filha Zuri, que está com três meses, também em Miami, nos Estados Unidos.
Luciana Gimenez
A apresentadora optou por dar à luz aos seus dois filhos nos Estados Unidos. O mais velho, Lucas, é fruto de seu relacionamento com Mick Jagger, vocalista do The Rolling Stones, enquanto o mais novo, Lorenzo, é de sua relação com Marcelo de Carvalho.
Simone Mendez
A sertaneja deu à luz a sua filha Zaya em 2021, em uma viagem à Orlando, Estados Unidos. Na época, Simone explicou que estava no país devido a alguns compromissos com uma de suas casas, quando teve o parto da pequena adiantado por decisão médica. Zaya e Henry são frutos do relacionamento da cantora com Kaká Diniz.
Como fica a nacionalidade da filha de Ludmilla, que nascerá nos EUA?