Novela de 1990 volta às tardes da Globo no dia 3 de novembro Notícias, #CNNPop, Novela, Regina Duarte CNN Brasil
“Rainha da Sucata” (1990) voltará a ser exibida pela Globo a partir de 3 de novembro, após 35 anos da estreia original. O folhetim é um dos maiores sucessos da emissora.
A última vez que a trama passou na TV aberta foi em 1994, reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo“. Em 2013, parte do público pôde matar a saudade assistindo-a no canal Viva (hoje rebatizado de Globoplay Novelas). Desde outubro do ano passado, “Rainha da Sucata” foi disponibilizada no Globoplay.
A trama assinada por Silvio de Abreu, com direção de Jorge Fernando, conta com elenco de peso e leva nostalgia para os espectadores.
Na zona norte da capital paulista, Maria do Carmo (Regina Duarte) enriquece com os negócios do pai, o vendedor de ferro-velho Onofre (Lima Duarte), e se torna uma empresária bem-sucedida. Apesar de manter hábitos simples, seu grande sonho é conquistar a alta sociedade paulistana.
A oportunidade chega quando reencontra Edu (Tony Ramos), um playboy que a humilhava no colégio e agora está na falência ao lado da tradicional família Albuquerque Figueroa. A “sucateira”, como é chamada por seus desafetos, decide se vingar e, ao mesmo tempo, fazer parte da elite, propondo a ele um casamento de conveniência: ela entra com o dinheiro para bancar a família que está na ruína, enquanto ele mantém um nome respeitado pela sociedade.

Maria do Carmo se muda para o casarão dos Figueroa, nos Jardins, e Laurinha (Glória Menezes), madrasta de Edu, faz de sua vida um inferno, perseguindo-a e menosprezando-a. Casada com Betinho (Paulo Gracindo), a vilã nutre uma paixão secreta e proibida por Edu, seu enteado, e faz de tudo para destruir o casamento dos dois. Para piorar, Renato Maia (Daniel Filho), administrador em quem Maria do Carmo confiava, começa a aplicar golpes em seus empreendimentos, levando-a de volta a vender sucata para se reerguer.

No elenco também estão nomes como Nicette Bruno, Renata Sorrah, Raul Cortez, Claudia Raia, Marisa Orth, Andrea Beltrão e Patrícia Pillar. “Rainha da Sucata” teve originalmente 179 capítulos.
Além dos protagonistas, é uma rara oportunidade de ver Antônio Fagundes em papel cômico, como o paleontólogo Caio, que era gago. E de rever (ou conhecer) dona Armênia (Aracy Balabanian) com seu bordão “Na chón”. A personagem fez tanto sucesso que voltou na trama seguinte do autor, “Deus nos Acuda” (1992), junto com suas “filhinhas” Geraldo (Marcello Novaes), Gerson (Gerson Brenner) e Gino (Jandir Ferrari).
“Três Graças”: veja o elenco da novela que substitui “Vale Tudo”
*Com informações de Jonathan Pereira, em colaboração para a CNN Brasil

