By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Remédio para curar a dependência externa
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Remédio para curar a dependência externa
outros

Remédio para curar a dependência externa

Última atualização: 12 de dezembro de 2025 04:57
Published 12 de dezembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O ano era 2020 e, de uma hora para outra, nos vimos trancados em casa. A corrida global para a produção de uma vacina que combatesse o até então desconhecido vírus da Covid-19, jogou luz à importância dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) para o desenvolvimento de produtos em saúde essenciais para salvar vidas. E naquele momento, a população brasileira tomou ciência, na prática, de um fato assombroso: nosso país possui uma gritante dependência externa que compromete a segurança sanitária nacional.

Contents
Maior acesso, mais empregosPrevisibilidade regulatória

Para se ter uma ideia, o Brasil importa cerca de 95% do IFAs utilizados na produção de medicamentos — oriundos majoritariamente de países como China e Índia — um cenário que limita a competitividade da indústria farmoquímica instalada no país e aumenta a vulnerabilidade do sistema de saúde a variações cambiais e geopolíticas.

Para mitigar tais riscos à soberania nacional no que tange à saúde pública, o governo brasileiro segue trabalhando para potencializar o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Uma iniciativa que, sem dúvidas, trará bons frutos ao país.

Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setor

Quando trazemos para o contexto da cannabis medicinal, um setor que cresce a cada ano no Brasil em demanda por produtos e número de pacientes, temos uma alternativa palpável para curar a nossa dependência externa que passa pela regulamentação do cultivo de cannabis no Brasil. A produção nacional de IFAs derivados de cannabis poderia reduzir em até 60% o custo desses insumos no país com o cultivo nacional.

Esse dado da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), construído a partir da experiência dos associados, joga luz a uma oportunidade de reduzir não só a dependência externa como também o custo do produto final que chega ao paciente. Tal informação foi utilizada na petição protocolada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a União junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), solicitando a prorrogação em 180 dias para a conclusão da regulamentação do cultivo de cannabis sativa L. para fins medicinais e farmacêutico, sensibilizando a relevância de se estruturar uma regulação aplicável e de impacto. O pedido foi acatado e o prazo foi prorrogado para até 31 de março de 2026.

A prorrogação da regulamentação reverbera a complexidade técnica e institucional do tema, que envolve múltiplos órgãos públicos — entre eles os Ministério da Saúde e da Agriculta, além da própria Anvisa — com a devida necessidade de ampliar o diálogo com o setor produtivo, a comunidade científica e a sociedade civil.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Diálogo esse que será de grande valia para a formulação de uma norma reguladora moderna, segura e capaz de estimular o desenvolvimento da indústria farmacêutica instalada no Brasil.

Maior acesso, mais empregos

O ponto de partida para discutir qualquer nova terapia ou medicamento deve ser a ampliação do acesso da população brasileira a tratamentos seguros, eficazes e capazes de melhorar a qualidade de vida. Nesse sentido, a regulamentação assume um papel essencial ao garantir que produtos derivados de cannabis cheguem aos pacientes com padrões de segurança, qualidade e rastreabilidade assegurados pela Anvisa, uma das autoridades regulatórias mais respeitadas do mundo. Ao mesmo tempo, esse avanço regulatório contribui para o fortalecimento da indústria instalada no país e para o desenvolvimento da cadeia produtiva nacional, sempre tendo como objetivo final ampliar o acesso da sociedade a alternativas terapêuticas de qualidade.

O impacto positivo da regulamentação do cultivo de cannabis resultará ainda em ganhos econômicos ao país, exemplificado pela geração de empregos qualificados, transferência de tecnologia e atração de novos investimentos em pesquisa, cultivo e processamento de insumos farmacêuticos.

Previsibilidade regulatória

O avanço do processo regulatório representa uma oportunidade estratégica para o país, uma vez que a definição de parâmetros claros para o cultivo controlado de cannabis permitirá maior previsibilidade e segurança jurídica para as empresas, incentivando o planejamento de investimentos e a consolidação de uma base produtiva nacional robusta e segura.

Em suma, a partir de um ambiente regulatório estável e inclusivo, o Brasil poderá não apenas reduzir custos e dependências externas, mas também ocupar um papel de destaque na produção global de IFAs e medicamentos derivados de cannabis.

Por vezes, o remédio pode ser amargo. Mas no final das contas, costuma valer a pena.

You Might Also Like

Filhas da Nação: projeto social expande esportes a remo para meninas

Após reencontro marcante, Belo elogia Viviane Araújo: “Tanta coisa bonita”

Atores de “Tremembé” reforçam incentivos ao audiovisual brasileiro 

Federação retira punição e time boliviano se salva do rebaixamento; entenda 

TJDFT concede direito à moradia para 16 famílias vulneráveis

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

“Surubão” em Búzios: 15 homens são flagrados transando em praia. Vídeo

21 de janeiro de 2025
Saiba quem é o empresário que matou motorista de van no DF
Confira o que os vencedores do BBB fizeram com seus prêmios
VÍDEO: Dançarina de Zezé Di Camargo e Luciano causa polêmica e chama comida nordestina de ‘lavagem’
Construções de moradias iniciadas nos EUA caem 8,5% em agosto ante julho 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?