By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Renault 5 Turbo 3E é hatch de 540 cv inspirado em carro de rali dos anos 1980
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Renault 5 Turbo 3E é hatch de 540 cv inspirado em carro de rali dos anos 1980
outros

Renault 5 Turbo 3E é hatch de 540 cv inspirado em carro de rali dos anos 1980

Última atualização: 17 de março de 2025 16:46
Published 17 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Renault vem usando o passado para inspirar seu futuro. No ano passado, resgataram o Renault 5 na forma de um carro elétrico bastante fiel ao design do carro original de 40 anos atrás. Foi um sucesso imediato, principalmente na França.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Visual esportivo
  • Relacionadas
  • SegredoRenault Boreal? Nome de SUV médio tem data para ser revelado; veja o que sabemos15 mar 2025 – 11h03
  • Auto-serviçoAutodefesa: Renault Duster e Captur e o motor que desliga com o carro andando10 mar 2025 – 07h03
  • NotíciasRenault Duster 1.6 2026 está mais fraco e muda consumo7 mar 2025 – 17h03

Com o grande sucesso do modelo, a Renault agora quer explorar outro público com uma variante esportiva do elétrico. Batizado como Renault 5 Turbo 3E, o projeto esportivo é totalmente inspirado no Renault 5 Turbo que correu nos ralis dos anos 1980.

Renault-5-Turbo-3E-00002-2048x1152
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault

A plataforma é completamente diferente dos novos Renault 5 e o conceito de instalação dos seus motores também é diferente de todos os carros elétricos do mercado. Para chegar aos 540 cv em um carro tão pequeno, a Renault simplesmente instalou um motor de 272 cv em cada uma das rodas traseiras, literalmente dentro das rodas. Essa solução deixa o centro de gravidade do carro bem baixo e aumenta o espaço para a bateria.

O torque dos dois motores somados é de 489 kgfm, mas não quer dizer que tudo isso chegará aos pneus – que derreteriam com tanta força. Além do mais, é um carro muito leve: seu chassi é feito de fibra de carbono (pela Alpine) e, por isso, este esportivo será 50 kg mais leve que o Renault 5 elétrico comum: terá cerca de 1.450 kg.

Renault-5-Turbo-3E
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault
Continua após a publicidade

No assoalho, uma bateria de 70 kWh foi colocada, fornecendo uma autonomia de até 400 km para o esportivo. Outra diferença importante é a arquitetura elétrica de 800 V, o que significa um carregamento mais rápido e eficiente.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Ao contrário da versão padrão, o Renault 5 Turbo está equipado com um sistema elétrico de 800 V, o que significa um carregamento mais rápido e eficiente. Aceita recargas a até 350 kW, podendo levar a carga de 15% a 80% em apenas 15 minutos.

Renault-5-Turbo-3E-00001-2048x1152
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault
Continua após a publicidade

O resultado de tanto empenho para fazer um carro elétrico pequeno, potente e leve será um 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos. Além disso, Renault 5 Turbo 3E terá assistência de drift e freio de mão hidráulico, assim como os carros de rali.

Visual esportivo

Renault-5-Turbo-3E-00007-2048x1366
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault

A versão esportiva do R5 tem um visual totalmente diferente da versão padrão. Foi adicionado um body kit por toda a carroceria, deixando o modelo 30 mm maior em relação a versão padrão. O para-brisa também foi alterado por conta das proporções.

Renault-5-Turbo-3E-00006-2048x1261
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault
Continua após a publicidade

Rodas de 20 polegadas também podem ser vistas, com grandes aberturas nos arcos para passagem de ar e resfriamento dos freios e motores.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Renault-5-Turbo-3E
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault

A cabine teve o painel original preservado, mas perdeu os assentos traseiros e ganhou bancos esportivos e a alavanca para o freio traseiro hidráulico. Há, ainda, cintos de segurança de seis pontos, acabamento em carbono, revestimentos em Alcantara e duas telas de 10”.

Continua após a publicidade
Divulgação
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault

A versão divulgada pela Renault traz uma referência clara à pintura do modelo Tour de Corse de 1982 do R5 Turbo original. Mas ele também será oferecido em outras cores, além de muitas opções de personalização.

Renault-5-Turbo-Tour-de-Corse-68179
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault

A Renault produzirá exatos 1.980 exemplares do Renault 5 Turbo 3E, uma referência ao ano de lançamento do carro de rali original. Cada exemplar terá preço entre os 100.000 e 200.000 euros – é um Renault que pode custar entre R$ 620.000 e R$ 1,2 milhão. O modelo será vendido apenas na Europa, Oriente Médio, Japão e Austrália. A estreia está programada apenas para 2027.

Publicidade

You Might Also Like

Veja lista dos piores acidentes aéreos do mundo nos últimos anos 

Sindicato critica PMs do DF que xingaram delegado de “arrombado”

Ipsos-Ipec: Pesquisa mostra nova queda na aprovação do Governo Lula

Festa Junina: conheça as diferenças das celebrações entre as regiões 

Dilma: “Condenação de Kirchner é mais um exemplo de perseguição política” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Bruno Reis cobra providências do Governo da Bahia em relação ao Parque de Pituaçu

27 de abril de 2025
“Ainda Estou Aqui” ganha sessão ao ar livre neste sábado (25); saiba mais 
Protesto de professores em greve tem confusão em frente à SEE-DF
Comissão do Senado aprova Lei Joca sobre transporte de animais em aviões 
Lídice da Mata reage após revogação do PIX: “Era preciso parar”; assista
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?