By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Renault 5 Turbo 3E é hatch de 540 cv inspirado em carro de rali dos anos 1980
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Renault 5 Turbo 3E é hatch de 540 cv inspirado em carro de rali dos anos 1980
outros

Renault 5 Turbo 3E é hatch de 540 cv inspirado em carro de rali dos anos 1980

Última atualização: 17 de março de 2025 16:46
Published 17 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Renault vem usando o passado para inspirar seu futuro. No ano passado, resgataram o Renault 5 na forma de um carro elétrico bastante fiel ao design do carro original de 40 anos atrás. Foi um sucesso imediato, principalmente na França.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Visual esportivo
  • Relacionadas
  • SegredoRenault Boreal? Nome de SUV médio tem data para ser revelado; veja o que sabemos15 mar 2025 – 11h03
  • Auto-serviçoAutodefesa: Renault Duster e Captur e o motor que desliga com o carro andando10 mar 2025 – 07h03
  • NotíciasRenault Duster 1.6 2026 está mais fraco e muda consumo7 mar 2025 – 17h03

Com o grande sucesso do modelo, a Renault agora quer explorar outro público com uma variante esportiva do elétrico. Batizado como Renault 5 Turbo 3E, o projeto esportivo é totalmente inspirado no Renault 5 Turbo que correu nos ralis dos anos 1980.

Renault-5-Turbo-3E-00002-2048x1152
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault

A plataforma é completamente diferente dos novos Renault 5 e o conceito de instalação dos seus motores também é diferente de todos os carros elétricos do mercado. Para chegar aos 540 cv em um carro tão pequeno, a Renault simplesmente instalou um motor de 272 cv em cada uma das rodas traseiras, literalmente dentro das rodas. Essa solução deixa o centro de gravidade do carro bem baixo e aumenta o espaço para a bateria.

O torque dos dois motores somados é de 489 kgfm, mas não quer dizer que tudo isso chegará aos pneus – que derreteriam com tanta força. Além do mais, é um carro muito leve: seu chassi é feito de fibra de carbono (pela Alpine) e, por isso, este esportivo será 50 kg mais leve que o Renault 5 elétrico comum: terá cerca de 1.450 kg.

Renault-5-Turbo-3E
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault
Continua após a publicidade

No assoalho, uma bateria de 70 kWh foi colocada, fornecendo uma autonomia de até 400 km para o esportivo. Outra diferença importante é a arquitetura elétrica de 800 V, o que significa um carregamento mais rápido e eficiente.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Ao contrário da versão padrão, o Renault 5 Turbo está equipado com um sistema elétrico de 800 V, o que significa um carregamento mais rápido e eficiente. Aceita recargas a até 350 kW, podendo levar a carga de 15% a 80% em apenas 15 minutos.

Renault-5-Turbo-3E-00001-2048x1152
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault
Continua após a publicidade

O resultado de tanto empenho para fazer um carro elétrico pequeno, potente e leve será um 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos. Além disso, Renault 5 Turbo 3E terá assistência de drift e freio de mão hidráulico, assim como os carros de rali.

Visual esportivo

Renault-5-Turbo-3E-00007-2048x1366
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault

A versão esportiva do R5 tem um visual totalmente diferente da versão padrão. Foi adicionado um body kit por toda a carroceria, deixando o modelo 30 mm maior em relação a versão padrão. O para-brisa também foi alterado por conta das proporções.

Renault-5-Turbo-3E-00006-2048x1261
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault
Continua após a publicidade

Rodas de 20 polegadas também podem ser vistas, com grandes aberturas nos arcos para passagem de ar e resfriamento dos freios e motores.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Renault-5-Turbo-3E
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault

A cabine teve o painel original preservado, mas perdeu os assentos traseiros e ganhou bancos esportivos e a alavanca para o freio traseiro hidráulico. Há, ainda, cintos de segurança de seis pontos, acabamento em carbono, revestimentos em Alcantara e duas telas de 10”.

Continua após a publicidade
Divulgação
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault

A versão divulgada pela Renault traz uma referência clara à pintura do modelo Tour de Corse de 1982 do R5 Turbo original. Mas ele também será oferecido em outras cores, além de muitas opções de personalização.

Renault-5-Turbo-Tour-de-Corse-68179
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Renault

A Renault produzirá exatos 1.980 exemplares do Renault 5 Turbo 3E, uma referência ao ano de lançamento do carro de rali original. Cada exemplar terá preço entre os 100.000 e 200.000 euros – é um Renault que pode custar entre R$ 620.000 e R$ 1,2 milhão. O modelo será vendido apenas na Europa, Oriente Médio, Japão e Austrália. A estreia está programada apenas para 2027.

Publicidade

You Might Also Like

Nelsinho Trad à CNN sobre tarifaço: ficou aberto um canal com os EUA 

Brasileiro se torna reforço mais caro da história de time francês; saiba detalhes

Ver alguém doente ativa defesas do corpo, revela estudo 

Ferroviária derrota o Remo fora de casa e ganha posições na Série B 

Lucas Guimarães se pronuncia pela 1ª vez após término com Carlinhos Maia 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Leo Dias é internado para tratar pneumonia, mas deve receber alta em breve 

8 de abril de 2025
Um terço dos municípios brasileiros não tem solução de drenagem urbana 
Quem é Coronel Nunes, personagem central do afastamento de Ednaldo da CBF 
Dublador denuncia evento fraudulento; saiba detalhes
Shell registra lucro abaixo do esperado no 4º trimestre 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?