By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Renault Boreal é rápido como Compass e surpreende pelo espaço e acabamento
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Renault Boreal é rápido como Compass e surpreende pelo espaço e acabamento
outros

Renault Boreal é rápido como Compass e surpreende pelo espaço e acabamento

Última atualização: 6 de novembro de 2025 16:02
Published 6 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

No sentido literal, a palavra “boreal” remete ao Hemisfério Norte, como a aurora boreal. Mas, contrariamente ao senso comum, o Renault Boreal, o primeiro SUV médio da marca no Brasil, nasceu aqui, no Hemisfério Sul, com desenvolvimento e produção locais. Discussões geográficas e etimológicas à parte, esse é um lançamento importante para o mercado, que ganha mais uma opção no segmento, e para a Renault, que reforça o novo posicionamento no país.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Nada literalVeredicto Teste de Desempenho – Renault Boreal Iconic 1.3 turboFicha Técnica – Renault Boreal Iconic 1.3 turbo

Iniciado pelo Kardian, os planos da marca passam por oferecer modelos mais refinados e pensados para os mercados da região. No caso do Boreal, trata-se do carro mais tecnológico e sofisticado já feito em São José dos Pinhais (PR).

renault boreal
Boreal é maior que o Compass e tem desenho refinado e modernoFernando Pires/Quatro Rodas

O Renault Boreal estreia em três versões, Evolution (R$ 179.990), Techno (R$ 199.990) e Iconic (R$ 214.990), posicionado contra Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, VW Taos e, por que não, os chineses GWM Haval H6 e BYD Song Pro e Song Plus. Testamos a versão topo de linha do SUV, a Iconic.

  • Relacionadas
  • NotíciasRenault Boreal estreia com ‘clube’ de pré-venda a partir de R$ 179.99014 out 2025 – 14h10
  • NotíciasDacia Duster Hybrid-G 150 4×4 antecipa mecânica do Boreal e da Niagara10 set 2025 – 13h09
  • TestesRenault Boreal é enorme e foge da mesmice de Compass, Corolla Cross e Taos10 jul 2025 – 10h07
Renault Boreal
Interior é sofisticado e tem revestimentos em azul na versão IconicFernando Pires/Quatro Rodas

As inovações do Boreal começam pelo design, um dos pontos-chave para o segmento, com temática triangular. Na dianteira, a iluminação full- -led é distribuída em diversos pontos, com formatos irregulares, como assinatura visual. Os faróis principais são automáticos (para facho baixo e alto), e há ainda os faróis de neblina na base do para-choque.

Continua após a publicidade
Renault Boreal Iconic 2026
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

A traseira repete as linhas, mas tem lanternas horizontais e estreitas, e um para-choque pronunciado. De lado, o SUV traz vincos até nos apliques plásticos acima das caixas de roda, e na coluna traseira, que recebe uma peça prateada com baixo-relevo. As maçanetas das portas traseiras ficam camufladas nas colunas, e as rodas são de 19” na versão topo de linha. Nas inferiores são 18”.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Mas, além de um visual atraente e moderno, com claras inspirações nos europeus Symbioz, Austral e Rafale, e o conceito Niagara, o Boreal também chama a atenção pelo porte. São 4,56 m de comprimento, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.

Continua após a publicidade
renault boreal
Bancos dianteiros têm ajustes elétricos. Na traseira, há bom espaço e saídas de ar-condicionado. No porta-malas cabem 522 l. Teto solar é de série na versão IconicFernando Pires/Quatro Rodas
renault boreal
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Ou seja, são 16 cm a mais no comprimento e 6 cm no entre-eixos em relação ao Jeep Compass, maior rival declarado. O espaço interno de ambos é parecido, com boa acomodação de dois adultos de estatura média, na traseira, e um túnel central que restringe o espaço para as pernas de um eventual terceiro ocupante. Há saídas de ar traseiras. E o porta-malas se sobressai: são 522 l, contra 410 l no Compass.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Renault Boreal Iconic 2026
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Por dentro, o Boreal mostra cuidado e refinamento acima da concorrência, com uso de materiais emborrachados, revestimentos sintéticos no painel e nas portas, além de variações de brilhos e texturas por todos os cantos. Há ainda luzes ambiente com 48 opções de cores, que exibem desenhos formados no painel à frente do passageiro. Os bancos têm costuras centrais onduladas e são sempre em um discreto e bonito tom de azul na versão Iconic, assim como as faixas centrais de painel e portas.

renault boreal
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Na dianteira, os bancos são elétricos com memória e massagem para o motorista, mas o sistema massageador precisa de aprimoramentos. As bolsas infláveis empurram demais o corpo e têm limitações de alcance, com apenas três níveis de altura. Poderia ser mais sutil e localizado, provavelmente com uma quantidade maior de bolsas. O mesmo vale para o ajuste elétrico de lombar, mas este pode ser menos inflado.

Entre os itens de série, o Boreal Iconic vem com ar digital bizona, console central refrigerado, carregador de celulares por indução, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, som Harman Kardon com dez alto-falantes, porta-malas elétrico, câmera 360o e assistente de estacionamento semiautônomo.

renault boreal
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

O pacote ainda inclui sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros, alertas de pontos cegos e de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa, ACC, frenagem automática de emergência, sensor de fadiga e leitura de placas de velocidade. É um pacote bastante recheado, mas não acaba por aí.

O quadro de instrumentos tem 10” e layout moderno, com diversas visualizações e espelhamento de mapa do smartphone. A multimídia tem 10”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, layout atraente e alta qualidade de imagem. Ela tem ainda o sistema Google nativo.

Nada literal

Boreal
Clássica alavanca para comandos de som foi repaginadaFenando Pires/Quatro Rodas

O Boreal é a prova de que nem sempre a ficha técnica é soberana. Ele é equipado com motor 1.3 turbo de 156/163 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm do Duster, consideravelmente menos do que os 176 cv do 1.3 turbo que equipa o Compass e os 175 cv do 2.0 aspirado do Corolla Cross.

renault boreal
Chave cartão pode ser prática, mas não é bonitaFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Em nossos testes, entretanto, feitos com gasolina (ou seja, com 156 cv), o Renault foi de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos – ou seja, apenas 0,3 s mais lento do que o Compass e 0,6 s mais rápido do que o Corolla Cross. Ele ainda vence os rivais em todas as retomadas. A explicação para isso é clara: enquanto o Compass usa um câmbio automático convencional e o Corolla Cross, um CVT, o Boreal tem um de dupla embreagem de seis marchas (de caixa úmida), com trocas rápidas, certeiras e suaves.

Renault Boreal Iconic 2026
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O Boreal é um SUV médio, com agilidade e pegada de compacto. As respostas do câmbio e do acelerador podem variar bastante de acordo com os modos de condução, que são: Eco, Sport, Comfort, Perso (personalizável) e Smart (que se adapta ao tipo de condução do momento).

renault boreal
Rodas de 19” vêm apenas na versão topoFernando Pires/Quatro Rodas

No modo Eco, onde as trocas precoces de marcha privilegiam o consumo, as médias obtidas em nosso teste (com gasolina) foram de 10,5 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Perto dos 10,5 km/l e 13,6 km/l, respectivamente, do Compass.

Renault Boreal Iconic 2026
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Mas o Boreal vai mais uma vez além da ficha técnica e surpreende na condução, sendo o SUV médio mais firme à venda no Brasil. E isso, acredite, é bom. O modelo tem um ajuste mais rígido da suspensão, que reduz (ou até exclui) balanços exagerados e rolagens da carroceria, e dá ótima estabilidade em curvas e velocidades mais altas. Isso mesmo que a suspensão traseira seja eixo de torção, enquanto o Compass conta com o eficiente multilink.

renault boreal
Conjunto frontal de iluminação é inconfundívelFernando Pires/Quatro Rodas

Não pense, porém, que esse comportamento resulta em desconforto. O Renault passa com firmeza por irregularidades do solo, mas sem incomodar quem está a bordo. Em pequenos buracos e emendas do asfalto, porém, é possível sentir uma pancada um pouco mais seca, reflexo das rodas grandes, de 19”. A direção segue a mesma receita, com acerto mais direto.

Renault Boreal Iconic 2026
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

No conjunto, o Boreal estreia acima da concorrência em estilo, acabamento e equipamentos, e tem uma mecânica muito bem acertada para quem gosta de dirigir. Resta o mercado perceber que a Renault mudou.

renault boreal
Novos logotipo e fonte já estão no SUV médioFernando Pires/Quatro Rodas

Veredicto

O Renault Boreal conquista por visual, tecnologia, dirigibilidade e espaço, com destaque para o porta-malas. E custa o mesmo que SUVs compactos completos.

Renault Boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (22) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (21) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
Boreal Fenando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (2) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (9) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (4) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (13) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (12) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (11) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (6) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (23) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (14) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (19) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (8) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (5) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (7) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (17) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (3) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (16) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (10) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (20) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (15) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (18) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (1) Fernando PiresQuatro Rodas

–

 Teste de Desempenho – Renault Boreal Iconic 1.3 turbo

Aceleração

  • 0 a 100 km/h: 9,7 s
  • 0 a 1.000 m: 30,8 s / 173,8 km/h
  • Velocidade máxima: 180 km/h*

Retomadas

  • 40 a 80 km/h: 4,9 s
  • 60 a 100 km/h: 4,9 s
  • 80 a 120 km/h: 6,3 s

Frenagens

  • 60 km/h a 0: 14,2 m
  • 80 km/h a 0: 26,6 m
  • 120 km/h a 0: 60,9 m

Consumo

  • Urbano: 10,5 km/l
  • Rodoviário: 12,9 km/l

Ruído interno

  • Neutro / RPM máx.: 44,1 / 55,8 dBA
  • 80 km/h: 65,7 dBA
  • 120 km/h: não informado

Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.500 rpm
Volante: 2,5 voltas

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 21 °C; umid. relat., 49%; press., 770 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas


renault boreal
Novos logotipo e fonte já estão no SUV médioFernando Pires/Quatro Rodas

Ficha Técnica – Renault Boreal Iconic 1.3 turbo

  • Motor: flex, dianteiro, transv., 4 cilindros, turbo, 16 válvulas, 1.333 cm³, 156/163 cv (gasolina/etanol) a 5.250 rpm, 27,5 kgfm (etanol/gasolina) a 2.000 rpm
  • Câmbio: automatizado, dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: duplo A (dianteira), eixo de torção (traseira)
  • Freios: disco (dianteira), disco (traseira)
  • Direção: elétrica,
  • Rodas e pneus: liga leve, 205/55 R19
  • Dimensões: comprimento 4,55 m, largura 2,08 m, altura 1,65 m, entre-eixos 2,70 m, peso 1.348 kg,  porta-malas 522 litros, tanque 50 litros
Publicidade

You Might Also Like

Liniker vence três categorias no Grammy Latino e faz discurso emocionante; confira

Lauro de Freitas: Debora Regis promete fazer mudança em secretaria e abrir vaga para aliado na Câmara

Enem 2025: Gabarito oficial da prova é divulgado pelo Inep; saiba como conferir

Rubio posta foto com Vieira e fala em “reciprocidade” na relação EUA-Brasil 

Grammy Latino: veja os melhores looks dos artistas na premiação 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Lula sobe o tom e promete “ficar mais esquerdista e mais socialista”

6 de agosto de 2025
Ao lado do último affair de Preta Gil, Regina Casé realiza desejo da amiga: ‘fui fazer o que ela me pediu’
Instituto registra queda de 75% no desmatamento do Pantanal
Empresário morto em Autódromo de SP pode ter sido vítima de “mata-leão” 
Confira os jogos do Bahia na Copa Libertadores, após sorteio da Conmebol
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?