Índice era de 23% em março de 2024, durante gestões de Pacheco e Lira nas casas legislativas; margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos Política, Congresso Nacional, politica CNN Brasil
O índice de pessoas que avaliam o desempenho dos parlamentares no Congresso como “ruim” ou “péssimo” subiu de 23%, em março de 2024, para 35%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (5).
A alta é acima da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O aumento na reprovação ao Congresso ocorre às custas da queda no índice de brasileiros que consideram o trabalho de deputados federais e de senadores como “regular”, que caiu de 53% para 41%.
A aprovação (“ótimo” ou “bom”) oscilou negativamente, dentro da margem de erro, de 22% para 18%. Já as pessoas que não sabem como avaliar o Congresso oscilou positivamente, de 2% para 6%.
Em março de 2024, os presidentes do Senado e da Câmara eram Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente. Agora, são Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB).
A pesquisa Datafolha ouviu 2.004 pessoas aptas a votar (com 16 anos ou mais) em 130 municípios entre 29 e 30 de julho. O nível de confiança do levantamento é de 95%.
* Publicado por Henrique Sales Barros

