Governo dominicano anunciou decisão após “análise cuidadosa da situação na região” Internacional, Cúpula das Américas, República Dominicana CNN Brasil
O Ministério das Relações Exteriores da República Dominicana anunciou nesta segunda-feira (3) que a décima edição da Cúpula das Américas, que aconteceria em dezembro no país caribenho, foi adiada para 2026.
“Após uma análise cuidadosa da situação na região, o governo dominicano decidiu adiar para o próximo ano a realização da Décima Cúpula das Américas”, diz o comunicado de imprensa da chancelaria dominicana.
“Essa medida foi acordada com nossos parceiros mais próximos, incluindo os Estados Unidos, idealizador original deste fórum, e outros países-chave”, afirma o texto, acrescentando que também foram consultados o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“Em 2022, no momento em que assumimos a responsabilidade de sediar a Cúpula das Américas, eram imprevisíveis as profundas divergências que atualmente dificultam um diálogo produtivo nas Américas. A essa situação soma-se o impacto causado pelos recentes eventos climáticos que afetaram gravemente vários países do Caribe”, conclui.
O comunicado não informa uma nova data nem oferece mais detalhes sobre a organização da Cúpula em 2026.

