Convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (19), ex-goleiro e técnico da seleção critica perda de identidade e gestão dos clubes Futebol, CNN Esportes, CNN Esportes S/A, Futebol brasileiro CNN Brasil
Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (19), Emerson Leão apontou problemas estruturais e de gestão, além de falta de identidade dos atletas e dirigentes.
O ex-jogador e técnico avaliou o atual momento do futebol brasileiro e afirmou que o país perdeu o prestígio internacional.
Para Leão o futebol brasileiro perdeu o respeito que havia cultivado ao redor do mundo.
Hoje, ninguém fala do Brasil. O nosso respeito no exterior já acabou há muito tempo, e isso nós temos que reiniciar com os homens certos nos lugares certos. Eu não vejo isso ainda.
Emerson Leão, ex-goleiro e técnico da Seleção Brasileira
O ex-técnico destacou que o vínculo entre jogadores e clubes se perdeu com o tempo. Segundo ele, “antes o atleta criava raízes no seu clube, ficava 10 anos”, e havia “civismo com o coração” ao representar a seleção brasileira.
“Nós precisamos melhorar não o futebol dentro das quatro linhas, mas melhorar também fora, porque o fora que dá sustentabilidade para aquilo que nós, como atletas, formos fazer. Agora, nós precisamos ter uma definição daquilo que nós queremos, daquilo que nós temos das nossas raízes”, afirmou Leão.
Perda de identidade
Para ele, o distanciamento entre público e seleção é reflexo de uma perda de identidade.
“Aos poucos, você vai vendo o desprestígio da seleção brasileira com o público no estádio, com o interesse do diálogo. Não tem mais isso, não tem mais identidade”, explicou.
Leão também criticou a falta de identificação dos atletas com a torcida.
Quando nós íamos representar a seleção brasileira, o hino nacional nos colocava numa responsabilidade muito grande, aonde eu não vejo hoje muita responsabilidade. (…) Nós jogávamos e sentíamos até vergonha quando nós perdíamos. Naquela época nós sentíamos muita, porque nós estávamos representando uma nação vencedora, uma nação que dava brilho ao futebol para o mundo todo.
Emerson Leão, ex-goleiro e técnico da Seleção Brasileira
Exterior no Brasil e Brasil no exterior
O ex-goleiro também fez críticas à desvalorização dos técnicos nacionais.
“Os treinadores brasileiros não valem mais nada. Jogadores brasileiros estão no exterior. Quando voltam pra seleção, não adquirem a empatia que o torcedor quer”, afirmou.
O ex-técnico atribuiu parte da crise ao endividamento dos clubes, que, segundo ele, vendem jovens promessas para cobrir prejuízos financeiros.
“Os clubes vendem as pequenas estrelas jovens para o exterior e cobrem um pouquinho do rombo. Então, nós nunca vamos fazer uma grande equipe coletivamente”, refletiu.
Leão defendeu uma renovação nas lideranças esportivas, com espaço para pessoas que conheçam o ambiente do futebol.
Nós precisamos refazer os nossos diretores, os nossos presidentes e colocar quem realmente é do meio-ambiente, quem teve uma trajetória para poder se representar e ter um brilho próprio para poder mandar.
Emerson Leão, ex-goleiro e técnico da Seleção Brasileira
O melhor futebol do mundo?
Para Leão, o futebol brasileiro já perdeu espaço para outras modalidades.
“Nós estamos começando a igualar alguns outros esportes. E isso é bom para o outro esporte. Então, o futebol decresceu e os outros cresceram. Nós estamos errados de novo”, afirmou.
Questionado se o país deixou de ter o melhor futebol do mundo, o ex-goleiro foi direto.
Já faz tempo que nós deixamos. É só você ver o dia a dia, só você ver o interesse do público. O espetáculo futebol era uma paixão indescritível. Já não é mais.
Emerson Leão, ex-goleiro e técnico da Seleção Brasileira
CNN Esportes S/A
Com Emerson Leão, ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira, o CNN Esportes S/A chega à 113ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.
Ancelotti justifica retorno de Rodrygo à Seleção: Problemas superados

