By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Resultados importam na educação?
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Resultados importam na educação?
outros

Resultados importam na educação?

Última atualização: 7 de agosto de 2025 05:10
Published 7 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Brasil vem trilhando, desde a Constituição de 1988, um caminho exitoso na construção de um modelo federativo de financiamento da educação. A criação do Fundef, em 1996, e sua ampliação para toda a educação básica com o Fundeb, em 2007, representaram marcos sucessivos de fortalecimento da responsabilidade pública na garantia do direito à educação.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasBase legal

A arquitetura dessas políticas está baseada, desde o Fundef, na constituição de 27 fundos estaduais e distrital de natureza contábil, compostos por parte das receitas de impostos municipais e estaduais vinculadas à educação.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Esses recursos são redistribuídos internamente nos estados, com base nas matrículas das redes públicas, e variações conforme jornada, nível e modalidade de ensino. Naqueles estados cujos recursos não alcançam valor mínimo por estudante, a União fazia uma complementação de até 10% do valor do fundo.

Com a Emenda Constitucional 108/2020, o Fundeb foi finalmente alçado ao status de política permanente de Estado. Estudos robustos indicavam que a complementação da União em 10% havia sido determinante para avanços, mas era ainda insuficiente. E o Novo Fundeb estabeleceu a ampliação gradual da complementação, passando de 10% para 23% até 2026.

A complementação da União aos fundos estaduais passou a se dividir em três modalidades: VAAF, VAAT e VAAR. As três siglas se referem ao valor destinado por aluno matriculado ao longo de um ano, mas seguem sistemáticas distintas de cálculo e distribuição: VAAF (destinado à complementação dos fundos estaduais, conforme modelo original), VAAT (para redes, inclusive municipais, com menor disponibilidade total de recursos) e VAAR (distribuição condicionada a resultados).

O VAAR (Valor Aluno-Ano por Resultados) é a inovação mais peculiar do novo Fundeb. Representa uma parcela pequena do orçamento (até 2,5 pontos percentuais da complementação da União), justamente por ter caráter premiativo. Ele não substitui o apoio estrutural às redes, mas sinaliza resultados que o Estado brasileiro considera desejáveis e busca estimulá-los: aprendizagem com equidade.

Ao atrelar parte dos recursos à melhoria da aprendizagem com redução das desigualdades educacionais, o VAAR explicita uma finalidade do investimento público em educação. Insere, no centro da política federativa, a expectativa de que os gestores educacionais atuem para promover o avanço de todos os estudantes, especialmente os mais vulneráveis.

É um avanço relevante que a regulamentação do VAAR explicite a redução de desigualdades entre grupos socioeconômicos, raciais e de estudantes com deficiência como um objetivo. Também é positivo que priorize o avanço de estudantes com níveis de aprendizado mais aquém do considerado adequado.

Mas esse é um mecanismo jovem e em fase de amadurecimento. Há quem questione se o VAAR estaria, na prática, premiando as redes que já têm mais condições, reproduzindo desigualdades em vez de corrigi-las. No entanto, faltam evidências empíricas sólidas para sustentar essa hipótese. O desafio atual é avaliar com rigor os efeitos distributivos do mecanismo e aprimorar sua capacidade de indução.

Para que um sistema de incentivos funcione bem, é essencial que os critérios sejam claros e compreensíveis. O VAAR ainda apresenta alta complexidade conceitual, técnica e administrativa — desde a comprovação das condicionalidades de habilitação até os indicadores utilizados na distribuição dos recursos.

Além disso, o Brasil precisa avançar no mapeamento de políticas promotoras de aprendizado inclusivo e identificação das práticas que funcionam no contexto brasileiro, sobretudo para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Além de saber que resultados buscar, atores educacionais também precisam de mais informações sobre o que fazer para alcançá-los.

A própria Emenda Constitucional previu, acertadamente, um mecanismo de revisão periódica. Em 2026, será a primeira grande oportunidade de reavaliar o funcionamento do Fundeb à luz de sua implementação e propor revisões, o que deve ser feito em nível infraconstitucional e regulatório. Em 2025, tramita no Congresso Nacional um novo Plano Nacional de Educação, que avança para dar mais ênfase à qualidade com equidade, com previsão de aprovação até o final deste ano.

O momento atual é oportuno para o balanço e debate de propostas para a garantia das condições e incentivos financeiros do projeto educacional brasileiro. O país precisa se comprometer com um avanço substantivo do direito de aprendizagem de todos os estudantes.

Base legal

A complementação-VAAR foi instituída pela Emenda Constitucional 108/2020, que incluiu o art. 212-A na Constituição Federal, estabelecendo que 2,5 pontos percentuais da complementação da União ao Fundeb devem ser distribuídos às redes públicas que cumprirem condicionalidades de gestão e apresentarem melhoria de indicadores de atendimento e aprendizagem com redução das desigualdades (art. 212-A, V, “c”).

A Lei 14.113/2020 regulamenta essa previsão nos arts. 5º e 14, definindo as cinco condicionalidades obrigatórias para habilitação ao VAAR e os critérios de distribuição. A Lei 14.276/2021 detalhou os indicadores de equidade e previu flexibilizações em situações excepcionais.

O Decreto 10.656/2021 estabelece os parâmetros técnicos e operacionais, enquanto uma Portaria Interministerial MEC/ME define anualmente os valores e as redes contempladas. A revisão periódica do mecanismo está prevista no art. 60-A do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), com previsão de reavaliação em 2026 e, posteriormente, a cada 10 anos.

You Might Also Like

Rebeca Andrade revela quando vai se aposentar da ginástica olímpica 

The Town: veja os looks dos famosos no 5º dia do festival 

PMs “fardados” sequestram criminoso, exigem resgate e são presos no RJ 

“Cada um tem que viver da maneira que achar melhor”, diz participante da 22ª Parada do Orgulho LGBT+

Mundial de Boxe: Brasil é ouro no feminino e leva três pratas com os homens 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Japão suspende importação de frango de Quixeramobim (CE) 

21 de julho de 2025
Oscar 2025: onde assistir aos vencedores no streaming 
Número de passagens emitidas com milhas sobe 30% em 2025, diz Latam 
Em meio a lágrimas, Piqué se defende de acusação na Espanha; entenda 
Alckmin se reúne com Embraer, JBS, e Weg em encontro sobre tarifas 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?