Donald Trump anunciou no sábado (17) uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia Macroeconomia, António Costa, CNN Brasil Money, Donald Trump, Estados Unidos, Groenlândia, tarifas recíprocas, tarifas Trump, União Europeia CNN Brasil
António Costa, atual presidente do Conselho Europeu, convocou uma reunião especial dos líderes da União Europeia para tratar “relações transatlânticas”, que será realizada em Bruxelas na quinta-feira (22), às 15h (pelo horário de Brasília), de acordo com o Conselho.
Costa afirmou que, após consultar os Estados-membros, os líderes europeus concordam que a ameaça de tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prejudicariam as relações entre os dois lados.
“Não queremos uma disputa comercial com os Estados Unidos”, declarou o chanceler alemão Friedrich Merz em Berlim nesta segunda-feira (19).
“Mas, se nos depararmos com tarifas que consideramos sem fundamento, estaremos em posição de responder, e é exatamente isso que discutiremos em Bruxelas nesta quinta-feira (22)”, acrescentou.
As tensões entre os EUA e a Europa aumentaram em relação à Groenlândia no final de semana.
Donald Trump anunciou no sábado (17) uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia para exercícios militares na Operação Arctic Endurance, após o republicano ameaçar anexar a ilha.
Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia – países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – serão taxadas a partir do dia 1º de fevereiro, segundo anúncio de Trump na rede social Truth Social, e o valor da tarifa será aumentado para 25% a partir de junho.
Trump afirmou que tarifa será cobrada até que um acordo seja firmado para a compra total da Groenlândia.
Com isso, um pacote de tarifas retaliatórias da UE, no valor de 93 bilhões de euros (US$ 107,68 bilhões), entrará em vigor automaticamente em 6 de fevereiro se não houver acordo com os EUA, segundo um diplomata da UE à Reuters no domingo (18).
Entenda por que Trump quer o território da Groenlândia para os EUA

