A retirada das tropas americanas resultou na morte de 13 militares e deixou para trás milhares de afegãos que haviam trabalhado com autoridades de Washington Internacional, Afeganistão, Estados Unidos, EUA, Pete Hegseth CNN Brasil
A revisão da retirada das forças militares dos EUA do Afeganistão não será concluída até meados de 2026, disse o secretário de Defesa, Pete Hegseth, a repórteres nesta segunda-feira (25).
“Estamos tendo acesso a todos os documentos necessários: por que certas decisões foram tomadas, por que outras não foram, por que algumas medidas de proteção das tropas foram ignoradas”, disse Hegseth ao lado do presidente Donald Trump, durante um evento no Salão Oval.
Ele afirmou que o prazo estendido se deve à profundidade da investigação, que está sendo conduzida pelo porta-voz do Pentágono, Sean Parnell.
Segundo Hegseth, após o início da análise dos dados, percebeu-se que era necessário “um exame ainda mais aprofundado” para entender o que realmente aconteceu.
A retirada em 2021 resultou na morte de 13 militares americanos e deixou para trás milhares de afegãos que haviam trabalhado com as forças dos EUA e outras autoridades. Alguns familiares dos militares mortos estavam presentes no Salão Oval hoje.