Segundo o Inmet, a tendência é de que a temperatura suba ainda mais durante a tarde desta segunda-feira (12) Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Calor, Inmet CNN Brasil
A cidade do Rio de Janeiro registrou 40,8°C, nesta segunda-feira (12), um novo recorde de calor para 2026. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o Inmet, a medição foi realizada às 15h, na estação meteorológica da Vila Militar, na zona oeste fluminense. O instituto ainda reforça que a máxima estabelecida é provisória. A tendência é de que a temperatura suba ainda mais durante a tarde, por conta do ar que está em aquecimento.
Esta segunda-feira (12) marca o terceiro dia consecutivo em que o Rio de Janeiro bate um novo recorde de calor, se tornando a primeira capital brasileira a atingir a marca dos 40°C. A cidade segue em protocolo de calor nível 3.
Em Santa Cruz, a temperatura máxima foi de 41,4ºC, segundo informações do Centro de Operações do Rio. A previsão para essa terça (13) e sexta-feira (16), é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas. Os ventos estarão moderados.
Recorde anterior
A cidade do Rio de Janeiro registrou, às 14h25 desse domingo (11), 40ºC em Santa Cruz, Zona Oeste do município. De acordo com o Centro de Operações do Rio, o céu permaneceu com poucas nuvens ao longo do dia e sem possibilidade de chuva.
Recomendações para dias de calor extremo:
- Se mantenha hidratado e beba água;
- Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
- Use soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento;
- Use protetor solar;
- Não queime lixo e mato;
- Mantenha os ambientes arejados.
*Sob supervisão de AR.

