Governo do Estado do Rio de Janeiro mobiliza mais de 2,5 mil policiais civis e militares nos complexos do Alemão e da Penha Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Comando Vermelho, Megaoperação CNN Brasil
O Governo do Estado do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira (28) a maior operação de segurança dos últimos 15 anos. A Operação Contenção mobiliza mais de 2,5 mil policiais civis e militares nos complexos do Alemão e da Penha.
A ação tem como objetivo capturar lideranças criminosas e conter a expansão territorial do CV (Comando Vermelho). Até o momento, 81 pessoas foram presas, 72 fuzis apreendidos e grande quantidade de drogas ainda em contabilização.
A operação foi deflagrada após um ano de investigação e 60 dias de planejamento, centenas de mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Justiça a partir de inquéritos da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes).
O Ministério Público Estadual cumpre todas as medidas determinadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), como o uso de câmeras operacionais corporais e apoio de ambulâncias na região.
Governo do estado
De acordo com o Governo do estado, os criminosos estão usando tecnologias de guerra como drones, bombas e armamentos pesados. O governador Claudio Castro reforça seu compromisso com a segurança da população.
A operação conta com o apoio de policiais militares do COE (Comando de Operações Especiais), de batalhões da capital e da Região Metropolitana, além de equipes da CORE e de todas as delegacias especializadas da Polícia Civil.
Ao todo dois helicópteros, 32 blindados terrestres, drones, 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM e ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.
A megaoperação segue em andamento, com 64 mortes e 81 presos até o momento.
Megaoperação na Zona Norte
As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério Público, realizam nesta segunda-feira (29) uma megaoperação contra o avanço do CV (Comando Vermelho) em Jacarepaguá, na zona Sudoeste da cidade.
Imagens obtidas pela CNN Brasil mostram cenas de uma verdadeira “zona de guerra” nas áreas de confronto. Em alguns vídeos, é possível ver chamas, fumaça densa e intensos disparos de armas de fogo.
A ação reúne equipes do DGPE (Departamento-Geral de Polícia Especializada), DGPC (Departamento-Geral de Polícia da Capital), Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), Ssinte (Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil), SSI (Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar), Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), 18º BPM (Jacarepaguá), BAC (Batalhão de Ações com Cães) e outras unidades da PM. A Polícia Civil do Pará também participa da operação.
*Sob supervisão de Pedro Osorio

