By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Rodízio de pneus: qual a importância e como fazer corretamente 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Rodízio de pneus: qual a importância e como fazer corretamente 
outros

Rodízio de pneus: qual a importância e como fazer corretamente 

Última atualização: 28 de maio de 2025 14:02
Published 28 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O procedimento, quando feito da maneira correta, pode prolongar a vida útil dos pneus  Auto, Carros, Pneus, veículos CNN Brasil

Contents
Leia maisPressão ideal do pneu: onde consultar e qual a importânciaPneus sumindo? Confira os vilões do desgaste e como dobrar a vida útilPneus run flat valem a pena? Como funcionam, vantagens e desvantagensComo deve ser realizado o rodízio?Carros com tração dianteiraCarros com tração traseiraVeículos com tração integral (4×4)Rodízio para carros com pneus dianteiros e traseiros com dimensões diferentesCom qual frequência deve ser realizado o rodízio?O estepe deve participar do rodízio?

Você sabia que fazer o rodízio periódico dos pneus de um carro prolonga a vida útil deles? Por desconhecimento ou descaso, muitos proprietários de veículos não realizam esse procedimento. Além disso, o rodízio não pode ser feito de qualquer jeito: existe uma forma correta de fazê-lo, a depender do tipo de carro e do tipo de pneu.

Nesse texto, explicaremos cada caso de forma didática. Mas antes é preciso diferenciar alguns tipos de pneus:

  • Pneus simétricos: esses pneus possuem as ranhuras da banda de rodagem simétricas, não possuindo lado certo para ficar virado para fora ou para dentro;
  • Pneus assimétricos: esses pneus possuem ranhuras assimétricas na banda de rodagem. Neles, o lado do pneu que deve ser montado para fora é marcado com OUTSIDE, e o que deve dicar virado para dentro, com INSIDE;
  • Pneus unidirecionais: normalmente simétricos em carros de passeio, esses pneus possuem um sentido de rodagem que deve ser respeitado.

Leia mais

  • Pressão ideal do pneu: onde consultar e qual a importância

    Pressão ideal do pneu: onde consultar e qual a importância

  • Pneus sumindo? Confira os vilões do desgaste e como dobrar a vida útil

    Pneus sumindo? Confira os vilões do desgaste e como dobrar a vida útil

  • Pneus run flat valem a pena? Como funcionam, vantagens e desvantagens

    Pneus run flat valem a pena? Como funcionam, vantagens e desvantagens

Como deve ser realizado o rodízio?

Antes de fazermos uma divisão didática, é importante mencionar que o tema é polêmico, já que há casos em que fabricantes diferentes de pneus recomendam um tipo diferente de rodízio para um mesmo tipo de pneu.

As regras que vamos abordar aqui são as mais comuns, mas vale ressaltar a importância de verificar a parte que trata do tema no manual do proprietário do seu carro, como também consultar o departamento de pós-vendas da concessionária representante da marca.

Carros com tração dianteira

Em carros com motor e tração dianteiros, o desgaste dos pneus da frente tende a ser maior. A principal metodologia de rodízio para os pneus desse tipo de carro é chamada de “cruzamento dianteiro”: os pneus traseiros são passados para a posição dianteira do carro invertendo os lados, enquanto que os dianteiros são passados para trás, mas mantendo o lado do carro em que estavam.

Porém, como explica Flávio Santana, Gerente de Produto da Michelin América do Sul, atualmente é muito comum “se fazer o rodízio colocando os pneus que estavam na dianteira no eixo traseiro, conservando o lado em que estavam originalmente“. Essa metodologia também é correta para esse tipo de carro.

Também pode ser realizado o “X” completo, com o dianteiro direito trocando de lugar com o traseiro esquerdo e o dianteiro esquerdo trocando de lugar com o traseiro direito, mas esse método é menos comum hoje em dia.

Contudo, vale lembrar que os procedimentos citados acima valem apenas para pneus normais e assimétricos não unidirecionais. Ah, e se eles forem assimétricos, não esqueça de respeitar o lado do pneu que deve estar virado para fora.

No caso de pneus unidirecionais, os traseiros devem ser trocados de lugar com os dianteiros sem inverter os lados.

Carros com tração traseira

Em carros com tração traseira, os pneus traseiros tendem a ter um maior desgaste. Nesses carros, o procedimento mais comum a ser feito é o “cruzamento traseiro”: os pneus dianteiros são passados para o eixo traseiro, invertendo o direito com o esquerdo. Os que estavam atrás são passados para frente mantendo os lados em que estavam.

O “X”completo também pode ser feito caso o desgaste entre pneus dianteiros e traseiros esteja uniforme.

No caso de pneus unidirecionais, os traseiros devem ser trocados de lugar com os dianteiros sem inverter os lados.

Veículos com tração integral (4×4)

Em veículos com tração integral “sob demanda”, nos quais a tração é normalmente dianteira ou traseira e o carro só ativa a tração nas quatro rodas quando há necessidade, costuma-se utilizar o método de rodízio para a tração padrão do veículo quando a integral não está ativada.

Mas atenção, pois há um outro ponto ao qual deve-se estar atento: nesses veículos, o rodízio dependerá muito do tipo de pneu utilizado e do uso que se faz do veículo, afirma Flávio. Um uso predominante em asfalto irá gerar um desgaste mais rápido somente no eixo de tração e, normalmente, os pneus utilizados nesses veículos são pneus próprios para uso em asfalto. Nesse caso, diz o especialista, o rodízio tradicional mudando a posição da dianteira para a traseira conservando o mesmo lado pode ser suficiente para manter os desgastes dos pneus equilibrados entre eles.

Mas Flávio afirma que, no caso de uso de pneus mais específicos para o off-road, que tendem a apresentar um desgaste irregular no uso do asfalto, é recomendado o rodízio em “X”, ou seja, o pneu traseiro direito vai para a dianteira esquerda e assim por diante.

Já nos veículos com tração permanente nas quatro rodas, a história é um pouco diferente. Nesses veículos normalmente não há necessidade de rodízio nos pneus porque a tendência é que os pneus já tenham um desgaste por igual entre eles, afirma o especialista da Michelin. No entanto, é importante uma avaliação periódica para confirmar se o desgaste realmente está equilibrado entre os pneus ou não.

Nem sempre as respostas são simples e, por isso, recomendamos que os usuários busquem uma revenda de pneus de confiança para avaliar o desgaste dos pneus e fazer o rodízio mais indicado a cada situação específica. Um usuário comum não tem a obrigação de saber esses detalhes e, por isso, essa é a recomendação que consideramos mais segura para o condutor.


Flávio Santana, Gerente de Produto da Michelin América do Sul

Rodízio para carros com pneus dianteiros e traseiros com dimensões diferentes

No caso carros com pneus dianteiros e traseiros com dimensões diferentes, o rodízio deve ser feito entre os dois dianteiros, o da direita trocando de lugar com o da esquerda. Nos traseiros, a mesma coisa. Isso, claro, se eles não forem unidirecionais.


Veja como deve ser feito o rodízio de pneus quando os dianteiros e traseiros tem dimensões diferentes •

O manual do Chevrolet Camaro, por exemplo, especifica que, como os pneus dianteiros e traseiros tem largura diferentes, pneus dianteiros não devem ser passados para o eixo de trás durante o rodízio, ou vice versa.

Com qual frequência deve ser realizado o rodízio?

A frequência recomendada para o rodízio de pneus pode variar de acordo com o fabricante e modelo do veículo. No geral, recomenda-se realizar o procedimento em um intervalo que varia de 5 mil a 10 mil quilômetros. No manual do proprietário do Hyundai HB20, por exemplo, que tem tração dianteira, recomenda-se “realizar rodízio de pneus a cada 10.000 km ou assim que o desgaste irregular começar a aparecer”.

O estepe deve participar do rodízio?

O estepe só pode participar do rodízio se ele tiver as mesmas dimensões dos demais pneus, o que é incomum em carros mais modernos. Mesmo que esse seja o caso no seu carro, vale lembrar que o estepe não possui desgaste, diferentemente dos demais pneus que já estão acoplados aos eixos do carro.

Além disso, ele muitas vezes fica completamente exposto ao tempo (no caso de alguns utilitários) ou a altas temperaturas (se estiver no porta-malas). Por conta desses fatores, há especialistas que não recomendam a inclusão do estepe no rodízio dos pneus.

Pneu vence mesmo sem uso? Entenda o DOT e a validade

 

You Might Also Like

Segundo grupo do piloto da CBS terá mais 185 empresas e foco na área de tecnologia

Irmã de criação de Preta Gil faz homenagem emocionante e revela último pedido da cantora

Rejeição aos EUA cresce entre brasileiros após tarifas

Justiça ordena remoção de post que ofendia Michelle Bolsonaro

Gianni Infantino condena ataques racistas contra zagueira inglesa na Euro 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Rússia e Ucrânia realizam reunião sobre cessar-fogo após aumento de ataques 

2 de junho de 2025
Mais de R$ 1 mil no milho: entenda crime que ambulante pode responder no RJ 
Guarda que matou secretário de Osasco já havia sacado arma em outra reunião, diz testemunha 
“Bobbie Goods” reflete desejo de se desconectar das telas, diz editora 
Bancada baiana no Senado se reúne para curtir Réveillon em destino turístico; saiba detalhes
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?