By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” disputam presidência da Bolívia em 19 de outubro 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” disputam presidência da Bolívia em 19 de outubro 
outros

Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” disputam presidência da Bolívia em 19 de outubro 

Última atualização: 18 de agosto de 2025 01:40
Published 18 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Senador centrista do Partido Democrata Cristão teve 32,2% dos votos; ex-presidente conservador da coalizão Alianza Libre alcançou 26,9%  Internacional, Bolívia, Eleições, Eleições Presidenciais CNN Brasil

Contents
Leia maisRodrigo Paz e Jorge “Tuto” vão ao 2º turno na Bolívia, apontam preliminaresCentrista lidera votação na Bolívia; segundo turno é provável, diz TV localTrump pede que Zelensky desista da Crimeia e não se junte à OtanRodrigo PazJorge “Tuto” Quiroga

Os candidatos Rodrigo Paz, do PDC (Partido Democrata Cristão) e Jorge “Tuto” Quiroga, da coalizão Alianza Libre, vão se enfrentar na disputa pela presidência da Bolívia em segundo turno, no dia 19 de outubro.

A apuração do primeiro turno, realizado neste domingo (17) mostra que Paz obteve 32,2% dos votos, enquanto Quiroga somou 26,9%.

Liderando as urnas, Rodrigo Paz convocou seus apoiadores a se mobilizarem por uma “vitória retumbante” no segundo turno. Durante um evento público na noite deste domingo, Paz pediu a seus apoiadores que conversassem com os moradores e reunissem apoio. Ele afirmou que seu projeto é “de todos e para todos” e que é necessário incluir a maioria para governar com força.

Leia mais

  • Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” vão ao 2º turno na Bolívia, apontam preliminares

    Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” vão ao 2º turno na Bolívia, apontam preliminares

  • Centrista lidera votação na Bolívia; segundo turno é provável, diz TV local

    Centrista lidera votação na Bolívia; segundo turno é provável, diz TV local

  • Trump pede que Zelensky desista da Crimeia e não se junte à Otan

    Trump pede que Zelensky desista da Crimeia e não se junte à Otan


Rodrigo Paz, candidato à presidência da Bolívia, em discurso após divulgação dos resultados oficiais do 1° turno • Reuters

Já Queiroga comemorou sua chegada ao segundo turno e o parabenizou o adversário após o anúncio dos resultados preliminares.

“A Bolívia disse ao mundo que queremos viver em uma nação livre. É uma noite histórica”, afirmou em um evento público após o anúncio dos resultados preliminares. Jprge QEle também enfatizou que o país caminha para “um futuro melhor” graças “ao poder do voto”.


Jorge “Tuto” Queiroga, candidato à presidência da Bolívia, em evento realizado após o 1° turno das eleições • Reuters

Rodrigo Paz

Com uma trajetória marcada pela política antes mesmo de seu nascimento, o senador e candidato Rodrigo Paz busca seguir os passos de seu pai, o ex-presidente boliviano Jaime Paz Zamora (1989-1993), e escrever sua história à frente do Palácio Quemado.

Paz Pereira, que venceu o primeiro turno das eleições presidenciais neste domingo e disputará o segundo turno contra o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, nasceu em 1967, a milhares de quilômetros dos Andes, na Espanha, quando sua família estava exilada durante o período de ditaduras militares em seu país.

Após seus primeiros anos no exterior, ele estudou em La Paz. Ele tinha 12 anos quando seu pai foi o único sobrevivente de um suposto ataque aéreo.

Ele estudou economia e relações internacionais e obteve mestrado em gestão política pela American University, em Washington. Em 2002, ingressou no Congresso como representante do departamento de Tarija, mas entre 2010 e 2020 retornou à cidade homônima, onde atuou primeiro como vereador e depois como prefeito. Nos últimos cinco anos, atuou como senador nacional pela aliança Comunidade Cidadã, liderada pelo ex-presidente Carlos Mesa.

Sua campanha em Tarija, principal região produtora de gás e conhecida como “o bolso do país”, com suas demandas por autonomia, esclarece por que sua campanha se concentra na descentralização do estado para fornecer mais orçamentos aos departamentos.

O plano de governo do Partido Democrata Cristão, intitulado Agenda 50/50, é organizado em torno de três pilares. O primeiro fala de um “asfixiante” em que o estado concentra quase 85% do orçamento nacional e defende um modelo que redistribua os recursos pela metade, uma para o nível central e a outra para entidades territoriais e universidades públicas.

Jorge “Tuto” Quiroga

Vinte e quatro anos depois de se tornar um dos presidentes mais jovens da história da Bolívia após três tentativas frustradas, Jorge Quiroga busca retornar ao topo do Executivo.

O candidato da aliança Liberdade e Democracia (concorrendo sob o nome Libre) mantém sua imagem de tecnocrata comprometido com a abertura econômica, os mercados internacionais, o controle de gastos e a modernização do Estado.

“Tuto”, como é popularmente conhecido, foi membro da oposição de direita durante as duas décadas quase ininterruptas do Movimento ao Socialismo (MAS). Neste domingo, ele avançou para o segundo turno, em 19 de outubro, onde enfrentará o primeiro colocado do primeiro turno, Rodrigo Paz Pereira.

Nascido em Cochabamba em 1960, Quiroga estudou engenharia industrial no Texas e obteve mestrado em administração de empresas. Ele também trabalhou para a multinacional IBM e retornou à Bolívia em 1988.

Sua passagem pelo setor privado em seu país foi breve antes de ingressar na política. Quiroga filiou-se à Ação Democrática Nacionalista (ADN), partido fundado por Hugo Banzer, com o qual buscava atingir o marco de retornar ao poder pelas urnas.

 

You Might Also Like

Virginia reage à convocação de Vini Jr. para a Seleção brasileira; assista

Nova linha de ônibus de Salvador vai atender estudantes do Ifba a partir desta terça (4); saiba mais

Carro é engolido por cratera que se abriu após chuva em Arniqueira

Israel devolve 45 corpos de palestinos, diz ministério de saúde de Gaza 

Ana Castela revela “segredo” íntimo por trás de mensagem de Zé Felipe: “Tava parecendo”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Maior caranguejo do mundo tem quase mesmo tamanho de carro pequeno; conheça 

2 de maio de 2025
EUA e China jogam estrategicamente em disputa comercial, diz Pfeifer 
Mãe tenta levar maconha escondida em chinelo para o filho na Papuda
Candidata compra votos e pede devolução em Pix após perder eleição; ouça
Autoridades frustram possível ataque do Hamas na Alemanha, diz ministro 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?