Parlamentar protocolou nesta segunda-feira (2) um pedido de instalação de CPI do Banco Master Eleições, Banco Master de Investimento, CPI (Comissão parlamentar de inquérito), Daniel Vorcaro CNN Brasil
O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) afirmou que as eleições de 2026 justificam a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o Banco Master, que está na mira da PF (Polícia Federal) pela emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras.
“O ano eleitoral é mais um indicador e uma justificativa para que a Câmara instale imediatamente [a CPI]”, disse Rollemberg após protocolar um pedido para tal.
Depois, o parlamentar citou que realizar a CPI do Banco Master em ano eleitoral será útil para a “população separar o jogo do trigo: os maus políticos dos políticos corretos”.
Para Rollemberg, uma CPI vai promover uma investigação equilibrada e profunda do caso, capaz de mostrar políticos envolvidos no caso.
O deputado ainda destacou que, caso ocorra a comissão, será possível derrubar o sigilo telefônico do banqueiro Daniel Vorcaro e de governadores como Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal.
“A população tem o direito de saber tudo o que aconteceu. Temos que colocar luzes sobre essa escuridão”, completou.
CPI do Banco Master
As chances de uma CPI específica para investigar as fraudes do Banco Master são muito remotas neste início de ano. De acordo com apuração da âncora e analista de política da CNN Débora Bergamasco. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), está convencido de que ainda não é o momento adequado para instalar um colegiado sobre o caso.
Na Câmara dos Deputados, já existe uma fila com 15 requerimentos de CPI aguardando análise, o que dificulta a abertura de uma nova comissão. Embora o regimento interno não permita furar esta fila, especialistas apontam que, por meio de negociações políticas, seria possível priorizar determinadas investigações caso houvesse real interesse da maioria parlamentar.
O cenário político atual revela divisões claras em relação ao tema. Segundo análises apresentadas pela CNN Brasil, alguns parlamentares bolsonaristas desejam a instalação da CPI para pressionar o PT, enquanto integrantes do partido buscam usar a investigação para atingir o Centrão, que mantém alianças com a família Bolsonaro. Esta disputa de interesses tem travado o avanço das discussões.
Entenda o caso
O BC (Banco Central) decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master em novembro de 2025. Na ocasião, a autoridade monetária informou que a decisão foi motivada por “grave crise de liquidez” e “graves violações” às normas do SFN (Sistema Financeiro Nacional).
Foram liquidados de forma extrajudicial o Banco Master S/A, do Banco Master de Investimento S/A, do Banco Letsbank S/A, e da Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários. Dados divulgados pelo BC indicavam que o conglomerado do Banco Master detinha 0,57% do ativo total e 0,55% das captações totais do SFN. Posteriormente o Will Bank também entrou na lsita.
A liquidação do Banco Master foi acompanhada da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF para combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o SFN. Vorcaro, foi preso no âmbito da operação, um dia antes da decisão do BC, em 17 de novembro.

