Banda britânica não deve subir aos palcos do Reino Unido e de outros países em 2026, apesar de novo álbum a caminho Entretenimento, Mick Jagger, Rolling Stones, Turnê CNN Brasil
Os Rolling Stones cancelaram os planos para uma turnê em estádios pelo Reino Unido e Europa em 2026. A decisão, que frustra fãs ansiosos por ver a sexagenária banda ao vivo novamente, ocorre em meio a relatos sobre a saúde de um de seus membros mais icônicos.
Uma fonte próxima à banda britânica confirmou à Variety que o guitarrista Keith Richards não poderia se comprometer com os rigores de uma extensa série de shows.
Embora a turnê nunca tenha sido oficialmente anunciada, o pianista do grupo, Chuck Leavell, e um porta-voz haviam indicado recentemente à imprensa britânica que os Stones planejavam retornar aos palcos europeus após a conclusão de um novo álbum.
Este novo trabalho estaria em fase final de gravação e deve ser lançado no próximo ano. Em 2023, os Stones lançaram “Hackney Diamonds” –o primeiro álbum completo com material inédito em cerca de 15 anos, que inclui a extraordinária canção “Sweet Sounds of Heaven”, com a participação de Lady Gaga.
Entre outros convidados desse disco, estão Paul McCartney, Elton John e Steve Wonder. Charlie Watts, baterista oficial da banda morto em 2021. também participa.
Saúde do guitarrista
No entanto, a idade avança também para os membros da banda. Keith Richards, que completa 82 anos nesta quinta-feira (18), não estaria em condições de se comprometer com os rigores de outra turnê de grande porte, segundo a Variety.
Apresentações ao vivo nos últimos anos já mostravam o guitarrista enfrentando desafios devido a longa batalha contra a artrite, que ele descreveu como “benigna” e que o obrigou a adaptar seu estilo de tocar.
Embora Richards tenha demonstrado ótima forma em uma breve apresentação de três músicas em Nova York, nos Estados Unidos, no mês passado, a intensidade de uma turnê por vários países e semanas é uma proposta muito diferente.
Uma fonte não identificada, descrita como “crítico musical americano”, revelou ao tabloide britânico The Sun que, durante as discussões sobre a turnê, Richards expressou não se sentir capaz de se comprometer com uma grande série de shows em estádios por mais de quatro meses.
Um porta-voz também não identificado acrescentou que a banda já havia tentado viabilizar uma turnê no início deste ano sem sucesso. Ele disse ainda que os Stones voltarão aos palcos quando estiverem prontos.
A banda tem feito turnês quase anualmente desde o início dos anos 2000, com itinerários progressivamente menores à medida que os três integrantes principais, Mick Jagger, 82, Ron Wood, 78, e Richards, envelhecem. Charlie Watts foi substituído por Steve Jordan, colaborador de longa data de Richards.
A turnê mais recente da banda foi a “Hackney Diamonds”, que incluiu 20 datas na América do Norte ao longo de três meses, após o lançamento do álbum.
Rolling Stones grava música com Paul McCartney para novo álbum

