Líderes da Europa apoiaram plano americano para um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia e ameaçaram o país com sanções “massivas” caso não cumprisse
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia acusa países da Europa de fazerem declarações contraditórias no site CNN Brasil. Internacional, Europa, Kremlin, Rússia, Rússia x Ucrânia, Ucrânia CNN Brasil
O governo da Rússia acusou países europeus neste sábado (10) de fazerem declarações contraditórias e conflituosas.
A acusação veio após líderes da Europa apoiarem um plano dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia e ameaçarem a Rússia com sanções “massivas” caso ela não cumprisse.
“Ouvimos muitas declarações contraditórias da Europa. Geralmente, elas são de natureza conflituosa, em vez de tentar reavivar nossas relações. Nada mais”, comentou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.
O presidente Vladimir Putin “disse repetidamente que está pronto para contatos com quaisquer líderes”, falou Peskov. “E ele está aberto à interação, ao diálogo com eles, na medida em que os próprios estejam prontos.”
A Ucrânia e os líderes europeus concordaram neste sábado (10) que uma trégua incondicional de 30 dias deve começar na segunda-feira (12), com o apoio do presidente americano, Donald Trump.
“Portanto, todos nós aqui, juntamente com os EUA, estamos desafiando Putin. Se ele leva a sério a paz, então ele tem a chance de demonstrá-la”, falou o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
A Rússia há muito tempo afirma estar aberta a negociações, acusando Kiev de fechar essa opção ao adotar um decreto de 2022 que exclui qualquer negociação com Putin.
Na sexta-feira (9), Peskov foi citado dizendo que a Rússia apoiava a implementação de um cessar-fogo de 30 dias, mas apenas com a devida consideração de “um grande número de nuances”.
Em declarações separadas à ABC News, transmitidas no sábado, o porta-voz sugeriu que a assistência militar ocidental à Ucrânia teria que cessar para que um cessar-fogo pudesse acontecer. “Caso contrário, seria uma vantagem para a Ucrânia”, disse ele.
A Rússia acredita ter vantagem no campo de batalha e diz estar preocupada que a Ucrânia possa usar uma pausa de 30 dias na guerra para descansar suas forças, mobilizar mais homens e obter mais armas ocidentais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia acusa países da Europa de fazerem declarações contraditórias no site CNN Brasil.