Washington e Kiev disseram que elaboraram uma “estrutura de paz refinada” para fim do conflito após negociações em Genebra Internacional, acordo de paz, Estados Unidos, Kremlin, Rússia x Ucrânia CNN Brasil
O Kremlin afirmou nesta segunda-feira (24) que vai aguardar o desenrolar das negociações entre os Estados Unidos e a Ucrânia sobre um possível plano de paz.
Washington e Kiev declararam que elaboraram uma “estrutura de paz refinada” em um comunicado conjunto, após as negociações de domingo (23) em Genebra, na Suíça.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que a Rússia não havia recebido nenhuma informação oficial sobre o resultado das negociações em Genebra.
“Estamos, naturalmente, acompanhando de perto as notícias que têm chegado de Genebra nos últimos dias, mas ainda não recebemos nada oficial”, disse Peskov a jornalistas.
“Lemos uma declaração informando que, após as discussões em Genebra, algumas alterações foram feitas no texto que tínhamos visto anteriormente. Vamos aguardar. Parece que o diálogo continua”, acrescentou.
Questionado sobre uma suposta mudança em uma cláusula referente à Otan e à Ucrânia, que parecia deixar em aberto a possibilidade de Kiev aderir à aliança militar liderada pelos EUA no futuro, Peskov afirmou que o Kremlin não discutiria detalhes de qualquer minuta com base em notícias da mídia.
“Esta é uma questão muito importante e complexa para ser guiada apenas por notícias da mídia. Aqui, é necessário confiar em informações obtidas por canais oficiais”, disse Peskov.
Ele afirmou que ainda não há planos para uma reunião esta semana entre negociadores russos e americanos.
A declaração dos Estados Unidos e da Ucrânia foi divulgada após um plano anterior de 28 pontos, endossado pelo governo Trump, que foi criticado pelos aliados ucranianos e considerado excessivamente favorável à Rússia.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou na sexta-feira (28) que as propostas americanas para a paz na Ucrânia poderiam servir de base para a resolução do conflito, mas que, caso Kiev rejeitasse o plano, as forças russas avançariam ainda mais.

