Alertas de tsunami foram emitidos na região e pessoas precisaram sair de casa Internacional, Rússia, Terremoto, Tsunami CNN Brasil
O porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov, disse que não houve vítimas no país relacionadas ao grande terremoto de magnitude 8,8 desta quarta-feira (30) na costa de Kamchatka, no extremo leste.
O número de pessoas que podem ter ficado feridas não foi mencionado.
Segundo Peskov, os sistemas de alerta de tsunami funcionaram “em tempo hábil”, permitindo que a população fosse retirada quando necessário.
“Em geral, a resistência sísmica dos edifícios se provou, então, graças a Deus, não houve mortes”, continuou ele.
Alertas de tsunami suspensos
O Kremlin cancelou o alerta de ameaça de tsunami na Península de Kamchatka, onde ocorreu o terremoto, segundo a mídia estatal TASS.
O distrito de Severo-Kurilsky, localizado no extremo sul da península, também suspendeu o alerta, informou sua administração em uma publicação no Telegram.
Mais cedo, no local, ondas de tsunami atingiram a costa, arrancando barcos de seus ancoradouros e arrastando contêineres de armazenamento, informou a estatal.
Enquanto isso, Valery Limarenko, governador da região russa de Sakhalin, anunciou que também não há mais ameaça de tsunami nas Ilhas Curilas do Norte, um arquipélago vulcânico ao sul da península, no extremo leste da Rússia.
“A situação está se estabilizando” e “todos os serviços de emergência permanecem em prontidão”, declarou ele.