Aeroportos que atendem Moscou foram afetados e pelo menos uma pessoa morreu em Kiev Internacional, Ataques com drones, Guerra Rússia-Ucrânia, Leste Europeu, Rússia, Ucrânia, Vladimir Putin, Volodymyr Zelensky CNN Brasil
A Rússia lançou mísseis balísticos e hipersônicos, além de drones, contra alvos em toda a Ucrânia durante a madrugada desta segunda-feira (21), informaram autoridades ucranianas.
Pelo menos uma pessoa morreu em Kiev e várias regiões foram atingidas na cidade de Kharkiv, no nordeste do país.
Alertas de ataque aéreo foram emitidos em todo o país, segundo autoridades locais.
Em Kiev, o alerta foi emitido às 23h de domingo (20), horário local, e está em vigor há cinco horas, segundo um jornalista da CNN na capital.
Pelo menos duas pessoas ficaram feridas, segundo o chefe da administração militar da cidade, Tymur Tkachenko.
Autoridades disseram que médicos foram enviados para toda a cidade.
Incêndios atingiram o telhado de vários prédios e um supermercado no distrito de Darnytskyi, no sudeste da cidade.
Chamas também foram relatadas nos distritos mais centrais de Shevchenkivskyi e Dniprovskiy, afetando dois prédios residenciais e um shopping center, com destroços caindo sobre um jardim de infância em Dniprovskiy, quarta maior cidade do país.
Moradores do noroeste se abrigaram na estação de metrô Lukianivska, onde a entrada foi danificada, mas nenhum incêndio foi relatado.
Em Kharkiv, o prefeito da cidade, Ihor Terekhov, relatou 12 ataques, incluindo um que provocou um incêndio perto de um prédio residencial de vários andares no distrito de Kyivskyi, ao norte.
“Atualmente não há vítimas, mas há um incêndio perto do prédio”, afirmou Terekhov em uma mensagem no aplicativo Telegram.
Em outras partes da cidade, janelas foram quebradas e houve danos em uma estrada, trilhos de bonde e fios elétricos. Não há informações sobre vítimas no momento.
Ataque ucraniano na Rússia
A mídia russa informou que a Ucrânia também realizou ataques com drones, causando caos nos aeroportos que atendem Moscou, onde milhares de passageiros esperaram em filas ou dormiram no chão após voos serem cancelados, ou atrasados.
O Ministério da Defesa da Rússia informou ter derrubado 117 drones ucranianos durante a noite, incluindo 30 sobre a região de Moscou.
A guerra na Ucrânia não dá sinais de arrefecimento, quase três anos e meio após a Rússia ter iniciado sua invasão em larga escala, e os esforços liderados pelo presidente dos EUA, Donald Trump, não conseguiram garantir um cessar-fogo.
Ofensivas russas aumentaram nas últimas semanas
Este último ataque inclui mísseis de balísticos, bem como hipersônicos avançados, que são difíceis de interceptar, confirmou a Força Aérea da Ucrânia.
A Rússia intensificou as ofensivas noturnas nas últimas semanas, visando cidades distantes da linha de frente.
No início deste mês, lançou o maior ataque com drones contra a Ucrânia, envolvendo 728 drones e 13 mísseis, informou a Força Aérea ucraniana.
Em um discurso diário no sábado (19), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu negociações com a Rússia esta semana, para impulsionar as negociações de cessar-fogo em meio à crescente pressão dos EUA sobre Moscou para chegar a um acordo.
*Com informações da Reuters

			
			
		