By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Rússia e Ucrânia trocam prisioneiros de guerra com menos de 25 anos 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Rússia e Ucrânia trocam prisioneiros de guerra com menos de 25 anos 
outros

Rússia e Ucrânia trocam prisioneiros de guerra com menos de 25 anos 

Última atualização: 10 de junho de 2025 00:06
Published 10 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Autoridades de Kiev disseram que ucranianos que voltaram para casa estavam em cativeiro russo desde o início da guerra  Internacional, Prisioneiros de Guerra, Rússia, Rússia x Ucrânia, Ucrânia CNN Brasil

Contents
Leia MaisUcrânia ataca a Rússia: veja detalhes da nova fase da guerraA Rússia vai até o fim na guerra da Ucrânia?Israel confirma que está armando rivais do Hamas em Gaza; oposição criticaAssistência psicológica

Rússia e Ucrânia trocaram prisioneiros de guerra com menos de 25 anos nesta segunda-feira (9), em cenas emocionantes de retorno ao lar, o primeiro passo de uma série de trocas que podem se tornar as maiores da guerra até o momento.

O evento foi resultado de negociações diretas entre os dois lados em Istambul, em 2 de junho, que concordaram em um acordo para a troca de pelo menos 1.200 prisioneiros de guerra de cada lado e para o repatriamento de milhares de corpos daqueles que morreram na guerra entre Rússia e Ucrânia.

O retorno dos prisioneiros de guerra e a repatriação dos corpos dos mortos é um dos poucos pontos em que os dois lados conseguiram chegar a um acordo, já que negociações mais amplas não conseguiram acabar com a guerra, agora em seu quarto ano.

Leia Mais

  • Ucrânia ataca a Rússia: veja detalhes da nova fase da guerra

    Ucrânia ataca a Rússia: veja detalhes da nova fase da guerra

  • A Rússia vai até o fim na guerra da Ucrânia?

    A Rússia vai até o fim na guerra da Ucrânia?

  • Israel confirma que está armando rivais do Hamas em Gaza; oposição critica

    Israel confirma que está armando rivais do Hamas em Gaza; oposição critica

Os combates continuaram, com a Rússia afirmando nesta segunda-feira que suas forças haviam tomado o controle de mais território na região centro-leste de Dnipropetrovsk, na Ucrânia, e Kiev afirmando que Moscou havia lançado seu maior ataque de drones da guerra.

Autoridades em Kiev disseram que alguns dos prisioneiros ucranianos que voltaram para casa nesta segunda-feira estavam em cativeiro russo desde o início da guerra.

Em um ponto de encontro para os prisioneiros ucranianos que retornavam, logo após cruzarem de volta para o norte da Ucrânia, um oficial entregou um celular a um dos homens libertados para que ele pudesse ligar para sua mãe, segundo o que mostrou um vídeo divulgado pelas autoridades ucranianas.

“Oi, mãe, cheguei, cheguei!”, gritou o soldado ao telefone, lutando para recuperar o fôlego, tomado pela emoção.

Os ucranianos libertados foram posteriormente levados de ônibus para um hospital no norte da Ucrânia, onde passariam por exames médicos e receberiam banho, alimentação e kits de cuidados, incluindo celulares e sapatos.

A alegria foi misturada à tristeza, pois do lado de fora do hospital havia uma multidão de pessoas, a maioria mulheres, procurando por parentes que desapareceram enquanto lutavam pela Ucrânia.

As mulheres seguravam fotos dos homens desaparecidos na esperança de que um dos prisioneiros de guerra que retornavam os reconhecesse e compartilhasse detalhes sobre o que aconteceu com eles. Algumas esperavam que seus entes queridos estivessem entre os libertados.

Oksana Kupriyenko, de 52 anos, segurava uma imagem de seu filho, Denys, desaparecido em setembro de 2024.

“Amanhã é meu aniversário e eu esperava que Deus me desse um presente e me devolvesse meu filho”, disse ela, em meio às lágrimas.

Assistência psicológica

Nenhum dos lados informou quantos prisioneiros foram trocados nesta segunda-feira, mas o Ministério da Defesa russo afirmou em seu próprio comunicado que o mesmo número de militares foi trocado por ambos os lados.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em um discurso em vídeo, disse que as trocas, em conversa com o lado russo, seriam conduzidas em várias etapas.

“O processo de troca deve levar mais de um dia. Os detalhes do processo são bastante delicados”, afirmou. “É por isso que atualmente há menos informações do que o normal.”

Zelensky também disse que as forças ucranianas estavam envolvidas em combates intensos perto de Pokrovsk, no leste, dentro da região russa de Kursk, e também na região ucraniana de Sumy, onde as forças russas tentam estabelecer presença em vários vilarejos fronteiriços.

O assessor do Kremlin, Vladimir Medinsky, afirmou no fim de semana que uma primeira lista de 640 prisioneiros de guerra havia sido entregue à Ucrânia.

O exército russo informou que seus militares retornados estavam agora na Belarus, um aliado próximo da Rússia, onde recebiam assistência psicológica e médica antes de serem transferidos para a Rússia para cuidados adicionais.

Imagens transmitidas pela agência de notícias estatal russa RIA mostraram um grupo de soldados russos libertados a bordo de um ônibus levantando as mãos e gritando: “Viva, estamos em casa!”.

O mesmo grupo foi mostrado segurando uma bandeira russa e gritando “Rússia! Rússia!” antes de embarcar no ônibus.

“É muito difícil expressar o que estou sentindo agora. Mas estou muito feliz, orgulhoso e grato a todos que participaram deste processo, da troca e de nos trazerem para casa”, disse um soldado russo libertado.

Ambos os lados afirmam que a intenção da rodada de trocas de prisioneiros é também entregar pessoas gravemente doentes ou gravemente feridas. As pessoas vistas sendo entregues até agora nesta segunda-feira pareciam estar saudáveis ​​e em boas condições.

 

You Might Also Like

“The Pitt”: web reage às vitórias da série no Emmy 2025; veja memes 

Emmy 2025: “Adolescência” e “The Pitt” são os grandes destaques da noite 

Emmy 2025: Noah Wyle, de “The Pitt”, leva prêmio de Melhor Ator 

Emmy 2025: saiba por que discursos vencedores estão sendo curtos 

Suspeito de matar Charlie Kirk não coopera com autoridades, diz governador 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Menopausa: o desafio invisível que exige políticas públicas integradas

12 de setembro de 2025
Ivete Sangalo dá início ao Bloco Coruja em Salvador; veja fotos 
Rafa Kalimann fala sobre pressão para engravidar de Nattan
Bolsonaro ataca Alexandre de Moraes durante julgamento no STF: “Apita contra antes mesmo do jogo começar”
Se eleito para comissão, Flávio Bolsonaro quer discutir ação com Fachin 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?