Jamais houve reviravoltas após uma franquia abrir 3 a 0 no placar da série
Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba quais são as maiores viradas da história dos playoffs da NBA no site CNN Brasil. Basquete, CNN Esportes, NBA, outros esportes CNN Brasil
Chegou a hora da reta decisiva! Os playoffs da NBA começam neste sábado (19), com as últimas 16 franquias ainda vivas sonhando em levar para casa o troféu Larry O’Brien. Para chegar lá, uma equipe precisa vencer quatro eliminatórias de melhor de sete partidas.
Nesse cenário, os times miram fazer — no mínimo — o dever de casa e impedir que o adversário abra grande vantagem na série. Afinal de contas, jamais houve uma virada após um dos lados abrir 3 a 0 e se aproximar da vitória na disputa.
Por outro lado, em 13 ocasiões, um time conseguiu sair de um 3 a 1 contra para uma heroica virada por 4 a 3. Tal cenário, porém, aconteceu apenas uma vez na final da NBA. Foi na temporada 2015/16.
O Golden State Warriors, que tinha estabelecido de estabelecer o recorde vitórias na fase regular, com apenas nove derrotas em 82 jogos, chegou a fazer 3 a 1 no Cleveland Cavaliers.
Os Cavs, porém, conseguiram a remontada, com direito a triunfo no jogo 7 em plena Oracle Arena, em Oackland, na Califórnia, em série liderada por LeBron James com importante auxílio de Kyrie Irving.
Uma virada do tipo — de 3 a 1 contra para 4 a 3 a favor —, porém, não acontece desde os playoffs de 2020, disputados na “Bolha de Orlando”. Mais do que isso, o Denver Nuggets protagonizou, na Flórida, a única campanha com duas viradas do tipo.
Na primeira rodada, o adversário foi o Utah Jazz, que, inclusive, teve a chance de vencer o jogo 7 — mas a bola de três de Mike Conley acabou ficando no aro. Na sequência, os Nuggets conseguiram a reviravolta sobre os Clippers.
Assim, a franquia do Colorado evitou a “Batalha de Los Angeles” pelo título do Oeste — só que acabaria caindo na final de Conferência, por 4 a 1, para o futuro campeão da NBA naquela temporada, os Lakers.
Maiores viradas na história da NBA — times que se recuperaram após 3 a 1 contra na série
- Finais Divisão Leste 1968 – Boston Celtics 4 – 3 Philadelphia 76ers
- Semifinais Divisão Oeste 1970 – Los Angeles Lakers 4 – 3 Phoenix Suns
- Finais Conferência Leste 1979 – Washington Bullets 4 – 3 San Antônio Spurs
- Finais Conferência Leste 1981 – Boston Celtics 4 – 3 Philadelphia 76ers
- Semifinais Conferência Oeste 1995 – Houston Rockets 4 – 3 Phoenix Suns
- Semifinais Conferência Leste 1997 – Miami Heat 4 – 3 New York Knicks
- 1ª rodada Conferência Leste 2003 – Detroit Pistons 4 – 3 Orlando Magic
- 1ª rodada Conferência Oeste 2006 – Phoenix Suns 4 – 3 Los Angeles Lakers
- Semifinais da Conferência Oeste 2015 – Houston Rockets 4 – 3 Los Angeles Clippers
- Semifinais Conferência Oeste 2016 – Golden State Warriors 4 – 3 Oklahoma City Thunder
- Finais NBA 2016 – Cleveland Cavaliers 4 – 3 Golden State Warriors
- 1ª rodada Conferência Oeste 2020 – Denver Nuggets 4 – 3 Utah Jazz
- Semifinais Conferência Oeste 2020 – Denver Nuggets 4 – 3 Los Angeles Clippers
Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba quais são as maiores viradas da história dos playoffs da NBA no site CNN Brasil.